TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Aprendizagem Da Crianças Na Etapa De Educaçao Infantil

Exames: Desenvolvimento E Aprendizagem Da Crianças Na Etapa De Educaçao Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 7

A primeira infância é o período do despertar para o mundo, por isso o início da vida escolar é desafiador e mágico. É um processo que exige um cuidadoso trabalho de adaptação da criança ao novo ambiente: a escola. Pensando na importância desta fase das crianças, o Instituto Dom Barreto proporciona aos seus alunos a oportunidade de experimentar momentos únicos através do trabalho realizado no Infantário e na Educação Infantil.

Os primeiros dias de aula são os mais importantes, pois as crianças deixarão o lar e a companhia dos pais por algumas horas do dia para conhecer e aprender coisas novas, interagir com os colegas e somar noções a respeito do mundo que o cerca. É nossa responsabilidade, portanto, acolher os pequenos de uma maneira carinhosa e muito divertida, a fim de que as novas descobertas contribuam para o seu desenvolvimento.

Durante as primeiras semanas, em sala de aula, estão presentes três professoras, além de psicólogas e uma terapeuta ocupacional. Toda esta equipe se planeja para promover as crianças horas tranquilas e felizes na escola, inspirando, assim, a confiança necessária para andamento do trabalho e fazê-las sentirem vontade de voltar no dia seguinte.

“O trabalho de adaptação é super importante. Ele acontece de modo gradativo, respeitando a individualidade de cada um, aproveitando também a bagagem de mundo que eles trazem para a escola, fruto da convivência familiar”, explica a professora do Maternal I, Renata Sassi, que trabalha no Instituto Dom Barreto desde 2008.

O ensino acontece de maneira lúdica, através da música, do contar histórias e das brincadeiras que vão dando significado às novidades experimentadas em sala de aula. Todas as atividades são realizadas livremente para que a criança se sinta à vontade, ao tempo em que são cuidadosamente acompanhadas pelas professoras.

As crianças aprendem brincando

A Educação Infantil contribui para o desenvolvimento de crianças que, quando chegam à escola, ainda estão aprendendo a falar e caminhar. Por esta razão, o conteúdo visto em sala de aula explora a utilização de objetos e gravuras, através dos quais a criança conhecerá aspectos relacionados à linguagem e comunicação.

O brincar tem papel fundamental aqui, pois o “faz de conta” dá asas à imaginação das crianças que, orientadas pelas professoras e em contato com os demais colegas, vão aprendendo a se expressar, ampliando seu repertório de palavras e conceitos.

As historinhas que são contadas e as tarefas de classe apresentam às crianças as novidades do ambiente gráfico e letrado. Resultado natural desse processo é o fato de que, ao longo das atividades, crianças que só rabiscavam terminam o ano escrevendo o próprio nome. “É fascinante ver o brilho nos olhos deles. Sentir esse retorno, a magia das novas descobertas”, confessa Renata.

O ambiente da sala de aula é outro fator de influência no aprendizado infantil. A disposição dos objetos, os brinquedos e a liberdade de locomoção que as crianças têm estimulam a imaginação, levando-as a interagir com o ambiente, dando fluência ao relacionamento com os colegas e as professoras que juntos aprendem brincando as maravilhas da comunicação e linguagem oral.

Todo esse conjunto permite aos alunos uma socialização tranqüila e saudável, trabalhando as habilidades cognitivas, além de proporcionar o desenvolvimento afetivo e a convivência social harmoniosa entre os pequenos alunos.

Infantário

Começando histórias felizes

Em 2011, o Instituto Dom Barreto oferece à comunidade um novo espaço de ensino, o Infantário. Com uma proposta pedagógica elaborada com vistas ao bem-estar da criança, o Infantário trabalha com base em dois pilares: o Cuidar e o Educar. Desta forma se valorizam a formação pessoal e social e o conhecimento de mundo das crianças. Esta aliança é o diferencial do trabalho do Infantário, bem como a pareceria indissolúvel entre escola e família.

Os alunos do Infantário iniciam a convivência escolar ainda bebês. Por esta razão, são realizadas atividades que abrangem aspectos fundamentais da primeira fase de desenvolvimento da criança. A escola dispõe de um espaço físico estruturado e instrumentalizado de maneira a atender esse público, além de oferecer um conteúdo didático específico para os bebês.

Uma educação completa

A proposta de ensino do Infantário é educar através dos sentidos. Ou seja, estimular as habilidades sensoriais e motoras, através das quais as crianças de 0 a 3 anos percebem o mundo. Este trabalho permite a elas conhecerem o próprio corpo e, consequentemente, aprenderem a usá-lo para observar o mundo ao seu redor.

Esta metodologia de trabalho, portanto, possibilita o desenvolvimento que envolve aspectos afetivos, emocionais, sociais e cognitivos. Neste sentido, o conteúdo é divido em eixos temáticos, que abordam a educação em diferentes âmbitos, tais como: Natureza e Sociedade, Exploração de Objetos e Brincadeiras, Linguagem Oral e Escrita, Desafios Corporais, Exploração e Linguagem Plástica, Linguagem Musical e Expressão Corporal.

Os eixos temáticos assim divididos trabalham valores subjetivos referentes à socialização (por exemplo, a convivência em grupo, a partilha, a comunicação) e ao domínio do corpo e exploração dos espaços (movimentação e motricidade).

De acordo com a professora do Infantário, Amanda Carvalho, os conteúdos têm base na realidade. “Os alunos lidam com diferentes materiais e sensações; aprendem diferenciar cores, pesos, tamanhos. Tudo isso explorando o que eles já conhecem”, explica.

As atividades realizadas no Infantário não necessariamente antecipam o conteúdo escolar, propriamente dito. Porém são importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com