TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Interfaces entre a psicologia clínica e a psiquiatria

Por:   •  18/11/2022  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

As Interfaces entre a psicologia clínica e a psiquiatria

O presente resumo abordará a importância do trabalho em conjunto entre psiquiatras e psicólogos tendo em vista que a os dois são de extrema importância para a área da saúde mental e que o acompanhamento das duas técnicas para pacientes que possuem algum sinal de transtorno mental é essencial para buscar melhores alternativas de tratamento.

Em sua maioria, os psiquiatras exercem um trabalho mais imediato, tendo em vista o sofrimento do paciente e a necessidade de uma intervenção que consista em um alívio mais rápido dos sintomas que está apresentando. Algumas vezes, a intensidade de sofrimento mental a que uma pessoa pode estar submetida se enquadra em algum transtorno mental. Quando isso ocorre, a avaliação psiquiátrica se faz necessária e um tratamento medicamentoso pode ser necessário. Já a psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. Sendo ela responsável por ajudar o paciente compreender e decifrar nossos pensamentos, emoções e sentimentos. Esse processo terapêutico em geral é mais longo e necessita da colaboração do paciente, para que se tenha bons resultados.

Apesar de cada profissional ter um tipo de abordagem, existem casos em que o trabalho em conjunto é necessário visando o bem estar do paciente e sua evolução no tratamento, contribuindo nas ações do outro e utilizando diferentes recursos na abordagem de um tratamento mais amplo. Desta forma, para a pessoa que realiza o tratamento de saúde mental com um psiquiatra e um psicólogo, o processo envolverá o curto, médio e longo prazo e ambos estarão em sintonia quanto a fatores relacionados a métodos, evolução/retrocesso de resultados, intervenções necessárias entre outros aspectos ligados ao tratamento.

Portanto, tendo em vista essas informações observamos como é de extrema importância que essa interação aconteça. Cada indivíduo é diferente do outro e nem sempre o que funciona para um servirá para o outro, mas é importante sabermos que seja em situações mais leves (angústia, sofrimentos na vida profissional, pessoal e etc.), ou em casos mais graves (como pensamentos suicidas, por exemplo), que ambos os profissionais vão te ajudar a encontrar o melhor tratamento, seja com medicamentos ou com processos terapêuticos, cabe ao paciente procurar ajuda e ao profissional avaliar e indicar o melhor caminho para que esse tratamento tenha sucesso.

Referência Bibliográfica

VASCONCELLOS, Vinicius Carvalho de. Trabalho em equipe na saúde mental: o desafio interdisciplinar em um CAPS. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.),  Ribeirão Preto ,  v. 6, n. 1, p. 1-16,   2010 .   Disponível em Trabalho em equipe na saúde mental: o desafio interdisciplinar em um CAPS (bvsalud.org). acessos em 01 nov.  2022

MASSIMI, Marina. Psicologia na visão de psicólogos e psiquiatras brasileiros das primeiras décadas do século XX. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 1994, n. 6 [ pp. 84-99. Disponível em: SciELO - Brasil - Psicologia na visão de psicólogos e psiquiatras brasileiros das primeiras décadas do século XX Psicologia na visão de psicólogos e psiquiatras brasileiros das primeiras décadas do século XX. acessos em 10 nov.  2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com