TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Libras Inicial

Por:   •  16/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

 

  1. Vimos que na Antiguidade e na Idade Média os surdos eram tratados cruelmente pela sociedade, sendo desprezados e até sacrificados. Atualmente, como esses surdos são tratados? O que mudou? Justifique. 

Nos dias atuais podemos dizer que eles são tratados com igualdade, pois antes eles os maltratavam e não buscavam nada para ajudar sanando o problema e hoje a tecnologia é usada a favor de todos que apresentem qualquer tipo de problema. Contamos ainda com aparelhos de audição e também com professores interpretes para trabalhar diretamente com eles.

2- Fale sobre Cultura e Identidade surda.

A cultura surda se refere a comportamentos, valores, regras e crenças, que permeiam e preenchem nas comunidades surdas. Dentre os elementos principais da cultura surda estão às experiências visuais e as linguísticas que são essenciais para os indivíduos surdos. A identidade é algo em questão, em construção que pode frequentemente ser transformado ou simplesmente estar em movimento empurrando assim o sujeito em diferentes posições.

Cultura e Identidade Surda como multicultural é o passo para admitir que tal comunidade partilhe com a comunidade ouvinte em todos os sentidos, no que tange ao espaço físico ou geográfico, da alimentação, do vestuário, hábitos e costumes, sobretudo, em seus aspectos peculiares, inclusive na educação.

  1. A Lei nº 10.436 de 24 de abril garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.

O conceito de libras, nesta lei, é descrito como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico é de origem visual-motora, possuindo uma estrutura gramatical específica e caracteriza-se por um sistema linguístico com a finalidade de transmitir opiniões e acontecimentos decorrentes das comunidades surdas que existem no Brasil.

  1.  Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. O que seria possível fazer para que a família desse sujeito surdo se sentisse mais amparado? Justifique

As dificuldades vivenciadas pelos familiares de surdos, como aprendizado da Libras pela família é de extrema importância, podemos afirmar que até crucial para o perfeito desenvolvimento da criança surda. com a falta de comunicação, constituem o principal empecilho no relacionamento entre os filhos surdos e seus genitores ouvintes. Essa dificuldade de comunicação resulta na falta de identificação da língua, podendo resultar em problemas emocionais, falta de um contato mais próximo e dificuldades para o estabelecimento dos vínculos de afeto.

  1. Fale sobre as abordagens educacionais e aponte qual delas é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo. Justifique sua resposta.

Dentre as abordagens educacionais (inclusão, exclusão, integração), a que melhor atende as necessidades do indivíduo surdo é a inclusão. Dessa forma, esta abordagem permite contemplar as necessidades educacionais especiais dos indivíduos surdos, de forma a reconhecer e valorizar as diferenças. Escolas inclusivas recebem posição de destaque, pois possuem em seus princípios a conscientização inclusiva, essencial para a uma sociedade mais justa.

  1. A aula 04, trata das Políticas Públicas e dos meios a serem seguidos para que a educação do sujeito surdo ocorra de maneira significativa. Quais são esses meios? O que são Políticas Públicas?

Políticas Públicas compreendem a implementação de normas educacionais e referenciais que complementam a legislação. As políticas públicas educacionais tem a função de realizar projetos uniformemente na educação, afim de proporcionar um ensino igualitário para todos. As políticas públicas para os surdos visam a inseri-los no sistema educacional e promove o ensino da língua do sinais, afim de auxiliar a inclusão de todos aqueles que possuem algum tipo de necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (214.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com