TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas em Gestalt – Terapia

Por:   •  10/11/2020  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

                   As técnicas em Gestalt – terapia

                                    (RESENHA)

   Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora. Em vez de simplesmente falar sobre situações passadas, os clientes são encorajados a experimentar demandas atuais por meio de reencenação.

    Através do processo gestáltico, os clientes aprendem a tornar-se mais conscientes de como seus próprios padrões de pensamento. Passam, então, a conhecer comportamentos negativos que possam bloquear a verdadeira autoconsciência e tornando-os infelizes.

     Na abordagem de terapia centrada no cliente, o terapeuta Gestalt entende que ninguém pode ser totalmente objetivo. Entende-se que somos influenciados pelo nosso ambiente e nossas experiências. Os profissionais têm espaço para seus clientes compartilharem sua verdade. Não ha imposição de julgamento e aceita a verdade das experiências de seus clientes.

    Em vez de visar especificamente o passado e pedir aos clientes que proponham propositadamente velhas experiências, os terapeutas Gestalt operam a partir de um entendimento que, à medida que os clientes se tornam cada vez mais conscientes, superarão as barreiras existentes. Não há trabalho ou técnica forçada, apenas manter espaço para a conscientização do cliente é fundamental nessa abordagem.

   A Gestalt-terapia pretende que o cliente ganhe maior consciência de sua experiência de estar no mundo. Os terapeutas gestaltistas não têm o objetivo de mudar seus clientes. Na verdade, os clientes são incentivados a se concentrar em se tornarem mais conscientes de si mesmos, permanecendo presentes e processando as coisas no aqui e agora. Durante a sessão de terapia o sujeito pode ser submetido a alguns exercícios experienciais referentes as atividades terapêuticas realizadas durante o processo de terapia.Elas podem ajudar a aumentar a conscientização e ajudar no processo da demanda.O coração da terapia Gestalt é a consciência.A grande variedade de técnicas na abordagem gestáltica relaciona-se a uma postura holística que visa integrar corpo, mente,fantasia e realidade.

   Um objetivo fundamental na Gestalt-terapia é permitir que os clientes tenham a oportunidade de possuir e aceitar suas experiências. Ao culpar os outros, perdemos nosso senso de controle e nos tornamos vítimas do evento ou da outra pessoa envolvida no evento. A terapia gestalt incentiva os clientes a desafiarem as velhas formas de como podemos ter criado significado sobre uma experiência. Aprender como aceitar e abraçar a responsabilidade pessoal é um objetivo da Gestalt-terapia, permitindo que os clientes obtenham um maior senso de controle em suas experiências e aprendam a regular melhor suas emoções e interações com o mundo. Um dos objetivos do trabalho terapêutico em Gestalt-terapia é favorecer a ampliação da auto percepção do paciente, ou seja, a awaraness. Pode-se definir awaraness como consciência de si e a consciência perceptiva; é a tomada de consciência global no momento presente, a atenção ao conjunto da percepção pessoal, corporal e emocional, interior e ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com