TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Psicologia

Por:   •  4/12/2015  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 3

Formulário para Elaboração de  AVA 01 - Unidade I

Curso:

Licenciatura em História

Código da Disciplina:

D23-5

Nome da Disciplina:

Psicologia da Educação

Natureza:

Obrigatória

Aluno:

ALINE FERNANDA LOPES GIORDANI

Tutor:

SUELY LOPES

Atividade:

Conforme as considerações de Linda L. Davidoff, no texto “Introdução à Psicologia”, por meio da composição de um texto descritivo, defina e caracterize, os cinco movimentos que criaram a Psicologia Moderna.

Resposta

ESTRUTURALISMO: Baseando-se em Wilhelm Wundt, Titchener formula a teoria do estruturalismo, na qual afirmava que os psicólogos deveriam estudar a consciência humana, especialmente as experiências sensoriais; realizar estudos analíticos em laboratórios e analisar os processos mentais em seus elementos, descobrir suas combinações e conexões e localizar no sistema nervoso as estruturas a eles relacionadas. Suas limitações eram: os psicólogos preconizavam um método de estudo, a introspecção formal, excluía crianças e animais não humanos de seus objetos de estudo.

FUNCIONALISMO: Baseado nas observações de Willian James, o funcionalismo era  oposto ao estruturalismo, pois baseava-se nos processos mentais, afirmando que os psicólogos deveriam estudar o funcionamento dos processos mentais e muitos outros assuntos, incluindo crianças e animais como objetos de estudos; afirmavam que a introspecção informal (auto observação e auto relato) deveriam ser utilizados, além de métodos objetivos, como a experimentação; e por fim, o conhecimento psicológico deveria ser utilizado a favor da educação, direito e dos negócios.

BEHAVIORISMO: Baseado em John Watson, que criticava tanto o estruturalismo quanto o funcionalismo, surge em 1912 o Behaviorismo, baseado na tese de que os fatos da consciência não podiam ser testados e reproduzidos por todos os observadores treinados, pois dependiam das impressões e idiossincrasias de cada pessoa. Dentre as principais teses do Behaviorismo, destacam-se: os psicólogos deveriam estudar os eventos ambientais e comportamento observável; a experiência é uma influência importante no comportamento, nas aptidões e nos traços do que a hereditariedade; a introspecção deveria ser abandonada em benefício de métodos científicos; os psicólogos devem visar à descrição, explicação, predição e controle do comportamento; os animais deveriam ser investigados, pois os organismos simples são mais fáceis de serem compreendidos.

GESTALT: A psicologia da Gestalt surgiu na Alemanha, seus pesquisadores acreditavam que as experiências trazem consigo uma característica de totalidade ou de estrutura. Como o Behaviorismo, a psicologia da Gestalt surgiu em parte como protesto contra o estruturalismo, sobretudo contra a prática de se reproduzir experiências complexas a elementos simples. A psicologia da Gestalt também surgiu em 1912 quando Max Wertheimer realizou um experimento no qual seu resultado mostrou que a soma das partes nem sempre é igual ao seu todo, mostrando desta forma que as partes devem ser analisadas de forma individualizada, em termos de lugar, papel e função.

TEORIA PSICANALÍTICA: O método desenvolvido por Segmund Freud, denominado teoria psicanalítica não tinha o intuito de  reformular os estudos acadêmicos sobre a psicologia, mas sim de tratar aqueles que tinham sofrimento de ordem neurológica. Este método consistia na associação livre dos problemas relatados pelos pacientes em um divã, que relatavam a Freud suas angústias, sonhos, segredos, e com isso, Freud aos poucos os conscientizavam daquilo que os atormentavam, dispensando a hipnose. Através da observação Freud desenvolveu teorias sobre a personalidade norma e anormal, buscando elaborar métodos de tratamento para as desordens de personalidade. A teoria psicanalítica ganhou muita força no mundo acadêmico e contribuiu, assim como as demais teorias para a criação da psicologia moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (323.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com