TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade psicologia 13ª semana

Por:   •  6/9/2015  •  Dissertação  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Neste resumo, poderemos conhecer uma das mais importantes teorias de estudo, que serve de base para nos educadores no que se refere ao processo de desenvolvimento intelectual do ser humano em suas diferentes fases da vida. Através de pesquisas e experiências podemos ver a contribuição de um dos maiores estudiosos nesta área do desenvolvimento cognitivo que foi Jean Piaget.

O construtivismo baseado nas idéias de Piaget nos remete em como o processo de construção do conhecimento surgem no ser humano. Através de suas obras podemos estudar e analisar diferentes fases do desenvolvimento, e como os fatores hereditários, maturacionais e sociais influenciam no processo construtivo da sua inteligência.

Segundo Piaget o processo de estruturação mental do individuo se dá pela organização e reorganização de seus pensamentos em estruturas coerentes, na qual ele chamou de esquemas e também na forma como o individuo interage no meio físico e social em que vive. O processo de adaptação passa pela capacidade do individuo em assimilar algo novo, ao compreender e verificar que esta informação é nova, ele absorve podendo ocorrer à modificação de um esquema ou a criação de um novo esquema, ocorrendo o processo de acomodação.

Como mencionado em nossa unidade 4, pag.150 de estudo, para ocorrer assimilação de novas informações no desenvolvimento do intelecto do individuo, se faz necessário a busca de equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação, de modo a alcançar a estabilidade do pensamento. A busca de estabilidade mental dá-se o nome de processo de equilibração.

A forma como pensamos e agimos fez com que Piaget estabelecesse fases do desenvolvimento cognitivo e sintetizando cada fase podemos observar algumas características interessantes que listarei abaixo:

  • Sensório motor (0-2anos): Começa a fazer uso da imitação, por isso à importância dos adultos conversarem com a criança. Já é capaz de compreender que os objetos continuam existindo mesmo quando estão escondidos (ocultos).
  • Pré-operacional (2 – 7 anos): A linguagem se torna mais complexa, frases coordenadas começam a surgir. As crianças querem sempre ser absolutas e não aceitam argumentos contrários. Fantasias e realidade já são diferenciadas.
  • Operacional Concreto (7 – 11 anos): Estabelece relações e pontos de vista diferentes. Desenvolve o conceito de números, seriação, comparação, etc.
  • Operacional formal (11 anos à vida adulta): Resolve problemas abstratos. Desenvolve o interesse por questões sociais, identidade.

O conhecimento desta teoria ajuda a todos os profissionais da educação a compreenderem os ciclos do desenvolvimento cognitivo do ser humano. Através destes estudos, podemos elaborar planejamentos adequados as características de estrutura mental, da maturidade e poder de assimilação dos indivíduos.

Referências:

http://brasil.babycenter.com/ Acessado em 12-05-2015

Acessado em 12-05-2015

Unidade 4 - Teorias Cognitivas da Aprendizagem

 Acessado em 12-05-2015

http://www.prof2000.pt/users/aplima/piaget_sessao1.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com