TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Psicologia 10 semana - Claretiano

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno:

Atividade de Portfólio – Psicologia da Educação - 10Semana

Vida Adulta

A vida adulta é composta por mudanças e desafios, já que o indivíduo nesta fase, enfrentará a responsabilidade de um emprego, de uma família, de sustentar os filhos, de se desenvolver profissionalmente.

Estas demandas devem ser respondidas e enfrentadas adotando-se padrões de comportamento e de personalidade.

Segundo Fierro (2004) o que marca a transição para a fase adulta é a variedade de circunstâncias que a vida proporciona e cobra do adulto como o trabalho, a autonomia econômica, o desprendimento do lar onde nasceu para formar um novo lar e uma nova família, etc.....

O desenvolvimento emocional e social deriva-se justamente destas variedades onde o indivíduo terá que adotar linhas e padrões de comportamento para lidar com outros adultos no trabalho e no lar.

Nesta fase, percebe-se também que há um pouco de medo, diferente do que ocorria no passado. Hoje o adulto tem que lidar muitas vezes com o desemprego, com problemas financeiros e com problemas no lar que afetarão a sua parte emocional. Nesta fase o adulto torna-se mais responsável devido as cobranças impostas pela vida.

Quanto ao desenvolvimento cognitivo, Papalaia e Olds (2006) citam que estas  novas experiências podem evocar novos padrões de pensamento, caracteristicamente adultos, à medida que os jovens adultos questionam suposições e valores há muito sustentado. (PAPALAIA & OLDS, 2006). 
Bee (1997) cita que estas habilidades cognitivas , assim como habilidades físicas desenvolvidas na fase adulta, acabam declinando com a idade.

Percebe-se que a fase adulta prepara o indivíduo para a velhice.

Referências

FIERRO, A. O desenvolvimento da personalidade na idade adulta e na velhice. In: COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALÁCIOS, J. Desenvolvimento e educação: psicologia evolutiva. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. v. 1.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. Tradução Daniele Bueno. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2006.

BEE, H. O Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Atividade Pedagógica para Adultos

  1. O Professor poderá apresentar uma situação problemática com um texto ( Como exemplo: Texto sobre o caso do “petrólão”).

Problemas tais como: Será que a Foster ( antiga presidente da Petrobrás não tinha como estar cientes das operações de desvio?

Qual a posição dos partidos políticos envolvidos no esquema de corrupção ( PT, PMDB e PP)?

Você assumiria a nova presidência da Petrobrás como o Sr Bendine Fez com um déficit de 88 Bilhões de reais? Quais seriam as suas propostas para solucionar os problemas financeiros desta empresa?

  1. Os alunos , individualmente ou coletivamente, orientados pelo professor, irão propor soluções para os problemas com possíveis respostas ou apresentarão dúvidas, perguntas, questões .
  2. Orientados pelo professor, os alunos proporão fontes de informações mais apropriadas para a resposta de cada questão do problema levantado.
  3. Os alunos individualmente ou coletivamente, orientados pelo professor realizarão coleta de dados e informações das diferentes fontes indicadas e selecionadas pelo professor. Poderão também pesquisar fontes externas tais como livros e artigos acadêmicos.
  4. Juntos os alunos, socializando as informações obtidas, procurarão resolver o problema debatendo com os colegas, com o professor também, aprofundando aspectos teóricos, desenvolvendo assim habilidades cognitivas, emocionais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com