TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas Supervisionadas: O Comportamento Humano

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

        O comportamento humano sempre foi alvo de estudos e investigações, desde a infância até a velhice. Afinal de contas o quanto é importante o comportamento de uma pessoa para outras? A maneira como essa pessoa se posiciona, se porta, delimita moda, maneiras e padrões, de que forma isso influencia nos demais? E dentro das organizações, sejam elas nacionais, multinacionais, micro ou pequenas empresas, como é o comportamento humano dentro das organizações? Esse é o objetivo desse trabalho analisar dentro das diversas teorias, como estão as empresas, quais modelos ainda seguem, e como agem seus colaboradores dentro desse modelo, são pessoas satisfeitas, buscam a realização financeira ou a satisfação pessoal? A empresa a qual tecemos esse trabalho é do ramo de comércio varejista, uma rede de supermercados. Dentro dos dados que nos foram expostos tentaremos analisar as relações de poder, as lideranças, administração de conflitos entre outros ocorridos no cotidiano de uma empresa.

        A metodologia utilizada foi realizada uma entrevista semiestruturada com o gerente da loja, uma visita técnica para uma observação do ambiente de trabalho, com o objetivo de conhecer o bem estar coletivo ou individual, focando as relações entre líder, chefe, poder e subordinado e também uma pesquisa sobre a história da rede varejista.

        Nos dias atuais as relações estão de tal maneira desgastada, conflituosas, tanto nas relações intragrupal, intergrupal ou até mesmo nas relações interpessoais, que os desentendimentos são frequentes, principalmente dentro de organizações, às vezes uma palavra mal interpretada causa um incomodo enorme, e acaba gerando desentendimentos e desconforto. Como agir, para não chegar a esse termo, qual seria a melhor alternativa para um relacionamento, gestor e subordinado não cair no insucesso, iremos apresentar como são as convivências dentro da rede varejista e que as citações nos dizem que, a empresa agiria de forma democrática, mas quando observamos notamos o quanto ainda é autocrático. A seguir falaremos das nossas impressões, e de como a democracia pode ajudar na convivência entre gestor e empregados.

OBSERVAÇÃO

        San Supermercado, fundada por Hiroshi Sato 1997, localizada na grande São Paulo, região Oeste, empresa de porte médio, comercio varejista, possui uma rede de lojas. Escolhemos para fazer nosso trabalho à loja da Fazendinha, onde trabalham cerca de 80 funcionários. A instituição possui iniciativas e propostas de cunho social e responsabilidade com meio ambiente, como por exemplo, a inclusão de funcionário com deficiência, jovem aprendiz e idosos, fabricação de ecobags (sacola reutilizável) feitas com material reciclado e produtos com marca própria. Tem associação com a APAS (Associação Paulista de Supermercados), proporcionando capacitação para alguns funcionários em determinadas áreas e setores da loja. O horário de funcionamento da loja é das 8h00 as 21h00 de segunda a sábado aos domingos das 8h00 as 13h00 e nos feriados das 8h00 as 21h00. A loja conta com estacionamento, banheiros masculinos, femininos e para deficientes possuí setores como açougue; padaria; hortifrúti; embutidos; caixa; estoque; CPD (Centro de Processamento de dados); depósito; sala para treinamento e gerencia; vestiário e cozinha para funcionários. A rede tem como objetivo atender o cliente da melhor maneira possível, vender tudo que uma cliente precisa dentro do mercado, sempre renovando, dando atenção e buscando dar o melhor atendimento.

        Ao andar pelo mercado podemos notar que os funcionários estavam aparentemente satisfeitos, cada um fazendo suas atividades, uns concentrados e outros conversavam mais sem prejudicar o desempenho um do outro, cada um portando ferramentas e equipamentos para realização de seu trabalho, muito trabalho em equipe, cada um em uma função especifica delimitando suas habilidades e o que pode dar de melhor para empresa, conforme a quantidade de mercadoria aumenta o numero de colaboradores. O ambiente tranquilo e organizado com espaço para circulação, o gerente não fica direto supervisionando, mas às vezes passa nos setores, orienta, informa ou questiona, mas nada abusivo ou excessivo, demonstram respeito aos supervisores e seus colegas de serviço.

        Apesar de não haver muitos manuais de politica de relacionamento, ou de regras, todos que encontramos no decorrer nos trataram de maneira educada e sempre disponível a ajudar.

ENTREVISTA

        O gerente Flávio de Oliveira Silva de 32 anos que disponibilizou a entrevista trabalha há muito tempo na empresa, iniciou como repositor, mesmo sem possuir especialização ou curso superior, mostrou bom desempenho, e foi sendo colocado em outros cargos até chegar a gerencia. Isso nos demostra que a empresa usa de motivação para incentivar os empregados, demostrando que se ele for dedicado e eficiente poderá angariar novos cargos.

        Mostrou sentir-se muito satisfeito com o emprego e o que faz, pretende um dia poder fazer graduação em marketing, já que é uma área próxima das atividades que faz na loja e pensa que poderia melhorar seu desempenho e conquistar futuras oportunidades no mercado de trabalho.

         Disse-nos que fica muito feliz e realizado ao lembrar-se de como foi seu desenvolvimento até chegar a gerencia, cada degrau e sua trajetória, sente se muito satisfeito e contente ao saber que pode e conseguiu subir dentro da empresa.

        O que traz mais desgosto no seu trabalho são os conflitos, ter que conversar sobre o comportamento dos colaboradores com eles, interferir nas tarefas e chegar ao ponto de demissão quando determinado funcionário se recusa a seguir as normas e regras da empresa levando ao seu desligamento.

CONCLUSÃO

        Com base nos dados obtidos com a entrevista e observações, relacionando com artigos e teorias, notamos que existe uma liderança autoritária, mais característica do modelo taylorista , o estilo de liderança tende mais para a diretiva já que o gerente supervisiona, delega e controla uma equipe e esta segue suas orientações dentro apenas do que é passado para eles, explica que insiste em orientar principalmente sobe a organização, higiene e segurança dos funcionários, quanto da loja em seu geral, apresentando uma forma de poder que vai alternando entre legitimo, por referencia, recompensa e coercitivo, a trajetória do gerente e sua influencia em relação aos demais reflete na condição e respeito aqueles que o nomearam ao cargo em que esta exercendo, mas quando ele sair deste posto o poder não seguira com ele, por meio das observações podemos ver também que por possuir tempo na empresa e envolvimento com a equipe tem um respeito e reconhecimento que influencia os outros por suas atitudes dentro do ambiente de trabalho, a empresa também possui recompensa, metas a seguir, essas que por sua vez se tornam muito rígidas, já que se o funcionário não seguir a risca é punido, perdendo uma gratificação, isso podendo até gerar conflitos e insatisfação. Possui uma abordagem contingencial apresentando comprometimento e empenho para fazer a capacitação de seus colaboradores, com foco em trazer melhores resultados ao serviço prestado, por meio de oferecimento de cursos, palestras e espaço para que apresentem conflitos e soluções, existe participação de lucros, metas com remuneração caso alcançar determinado valor, gratificações referente à presença, horários e tempo dentro da empresa, mas a comunicação ainda parece falha, pois o gerente em uma de suas respostas diz que as vez está ocupado e deixa para ouvir alguma ocorrência em um outro momento, esse pode ser um dos modos de administrar o conflito, quando as reclamações são deixadas para depois, podem deixar de estar ocorrendo quando for para tentar solucionar, fazendo com que o colaborador de um jeito por conta própria ou se conformar com a situação, mesmo assim pode ocasionar frustações e desmotivação por conta do funcionário levando a ter o desempenho menor e maior chances de comportamentos não apropriados, levando a sua demissão, e como o entrevistado coloca como uma das suas responsabilidades que mais traz infelicidade é demitir alguém, então ele ainda tenta conversar ,caso não continue apresentar determinado comportamento ocorre o desligamento do empregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com