TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades complementar

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Osasco

Os primórdios do Existencialismo

Contexto Filosófico e Histórico

Andressa Caroline Dias Anselmo RA: 98987572374

Dawanne Maria da Cruz Santos RA: 8202932

Greisy Olier Ribeiro RA: 8870417130

Roberta dos Santos Paiva RA: 8640287036

2015 - Osasco

[pic 2]

Universidade Anhanguera – Osasco 

Os primórdios do Existencialismo

Trabalho para a disciplina de Teorias Existenciais I apresentado ao curso de Psicologia da área Teorias Existenciais da Universidade Anhanguera

Prof Plinio Bronzeri

Andressa Caroline Dias Anselmo RA: 98987572374

Dawanne Maria da Cruz Santos RA: 8202932842

Greisy Olier Ribeiro RA: 8870417130

Roberta dos Santos Paiva RA: 8640287036

2015 - Osasco

Andressa Caroline Dias Anselmo RA: 98987572374

Dawanne Maria da Cruz Santos RA: 8202932842

Greisy Olier Ribeiro RA: 8870417130

Roberta dos Santos Paiva RA: 8640287036

Os primórdios do Existencialismo

Contexto filosófico e Histórico

Trabalho para a disciplina de Teorias Existenciais I apresentado ao curso de Psicologia da área Teorias Existenciais da Universidade Anhanguera

Prof Plinio Bronzeri

APROVADA EM 27 DE MARÇO DE 2015

BANCA EXAMINADORA

___________________________________

PLINIO BRONZERI

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................5

RESUMO DO ARTIGO........................................................................................5

IDEIAS QUE VIERAM A CONTRIBUIR COM A PSICOLOGIA EXISTENCIAL:

FENOMOLOGIA E EXISTENCIALISMO: ARTICULANDO NEXOS, COSTURANDO OS SENTIDOS..................................................................

CRITICA...............................................................................................................

PRINCIPAIS TEORICOS DO EXISTENCIALISMO: HEIDEGGER SARTRE..............................................................................................................6

CONCLUSÃO......................................................................................................9

BIBLIOGRAFIA....................................................................................................9

Introdução

Este trabalho tem como objetivo destacar a Teoria Existencial Humanista, com ênfase na sua influência e importância para a Psicologia contemporânea.

Os primórdios do existencialismo, contexto filosófico e histórico

RESUMO DO ARTIGO

O movimento fenomenológico teve como percussor Edmund Husserl, que tinha como principal objetivo fundamentar de forma rigorosa o conhecimento. Assim nasceu a Fenomenologia como forma de conhecimento do mundo, e após, o movimento fenomenológico derivado de pensadores de diversas áreas.

A Fenomenologia não é somente a descrição dos fenômenos, mas também o método que os filósofos adotam quando se questionam quais são os dados que são inquestionáveis.

A partir de 1910, a fenomenologia começa a fazer seguidores em diversas partes do mundo e um dos seus maiores percussores foi Edmund Husserl, que se dedicou a Filosofia com o objetivo de encontrar uma fundamentação capaz de sustentar todas as outras ciências. Husserl tem como ponto central esclarecer as origens do pensar e discutir os seus fundamentos separando o pensar do que é pensado.

Desde o seu início á uma certa dificuldade em definir o conceito de Existencialismo, muitos autores indicam os diferentes termos usados nessa filosofia como designando cada um uma vertente dentro dela, porém todas elas têm em comum a analise da existência, o questionamento do modo do ser do homem, o esclarecimento e a interpretação dos modos como o mundo se manifesta ao homem e determina ou condiciona as suas possibilidades.

Segundo Kierkegaard, pastor protestante que marcou o primeiro momento do existencialismo, a existência é uma tensão entre o que o homem é e o que ele não é, ele estabeleceu uma relação através da fé e definiu que o existir apenas tem, algum sentido enquanto nele está a presença de Deus esse enigma não pode ser resolvido pela reflexão, porém o Existencialismo realmente ganhou o mundo com Jean Paul Sartre, que usava o termo para designar aspectos sociais da vida francesa no final dos anos 1940.

O movimento fenomenológico nasceu da preocupação de Edmund Husser de fundamentar rigorosamente o conhecimento, surgindo a Fenomologia.

5

 

IDEIAS QUE VIERAM A CONTRIBUIR COM A PSICOLOGIA EXISTENCIAL

Segundo Fragata, foi este contexto com Brentano que marcou nele uma nova fase e decisiva: “Entusiasmado pela Filosofia, resolveu dedicar-se exclusivamente a ela, no impulso veemente de lhe encontrar uma fundamentação, capaz de sustentar também todas as outras ciências”.

Partindo dessa experiência, é possível atingir o concreto, e o mundo da consciência, até então visto como algo basicamente vago destituído de qualquer positividade, controle e possibilidade de previsão, sem qualquer fundamento empírico, no sentido reinante no período, torna-se acessível através dos atos intencionais da consciência e seus modos de relação com o mundo.  

Spilgelberg chama a atenção sobre o papel que Stumpf exerceu dentro do movimento fenomenológico, pois a partir da influência de Brentano, ele estabeleceu uma distinção entre fenômenos, sons, cores, imagens e funções mentais.

A questão do conhecimento é o ponto central para Husserl, que pretende esclarecer as origens do pensar e discutir os seus pensamentos separando o pensar do que é pensado, como lembra Virgilio Ferreira.

Inquietação com a ação e consciência do problema da escolha na existência humana talvez seja o que mais caracterize os autores que integrem o que chamamos de Existencialismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (198.1 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com