TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Psicologia/

Dissertações: Atps De Psicologia/. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITUAÇÃO

1- Apresente uma definição de “Desenvolvimento Humano”

O desenvolvimento humano está relacionado ao desempenho mental e ao crescimento orgânico do ser humano. O desenvolvimento mental está sempre evoluindo, pois é uma construção contínua, porque está amadurecendo e aprendendo com as estruturas mentais adquiridas. São formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidos caracterizando um estado de equilíbrio superior quando aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.

2- Aponte os fatores que influenciam o “Desenvolvimento Humano”

São vários fatores que influenciam e está em permanente interação afetando todos os aspectos do desenvolvimento podemos citar a hereditariedade, onde a carga genética estabelece o potencial de cada ser, que poderá ou não se desenvolver. Crescimento orgânico, referente ao aspecto físico, o crescimento, o aumento de cultura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existia, maturação neuro-fisiológico, é o que torna-se possível determinado padrão de comportamento do indivíduo.

3- Justifique a importância do conhecimento do “Desenvolvimento Humano” para a educação

O desenvolvimento humano é muito importante para a educação porque ele abrange a parte mais importante nas pessoas que é o psicólogo mental, pois as crianças e s jovens precisam de motivação assim as crianças não se desenvolve como as outras e necessita um acompanhamento para conseguir desenvolver o modo de se expressar agir e brincar, assim o desenvolvimento humano também é importante de forma geral, pois assim podemos dizer que ele age nos distúrbios inibições e interrupções do processo de crescimento que a criança venha a desenvolver e entregar a teoria de amadurecimento ao que se refere ao mundo adulto.

QUADRO SÍNTESE

TEORIAS – CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO

A – Nome da teoria Comportamentalista Desenvolvimento humano Sócio-Histórica

B – Autor principal John Broadus Watson Jean Piaget Lev Semenovich Vigotski

C – Foco principal do estudo Comportamento A evolução do desenvolvimento cognitivo A relação entre as pessoas na sociedade

D – Concepção quanto ao(s)

elemento(s) que mais influencia(m)

o desenvolvimento humano O desenvolvimento humano ocorre conforme o ambiente e a experiência vivenciada O desenvolvimento se dá através do afetivo-emocional, ou seja, do desenvolvimento da sexualidade. O desenvolvimento se dá em conseqüência da interação social, da relação do indivíduo com o mundo, sendo mediada pelo outro que orienta no processo da cultura, da aprendizagem e também pelo ensino.

E – Fonte de conhecimento para o

homem O conhecimento se dá através da análise experimental do comportamento: comportamento operante, comportamento respondente, reforçamento, extinção, punição, controle de estímulos, discriminação e generalização É guiado pelo equilíbrio entre as necessidades biológicas e as agressões ou restrições colocadas pelo meio para a satisfação de suas necessidades As relações sociais contribuem para a construção do conhecimento; a relação ou a convivência com diversas pessoas nos ajuda a adquiri conhecimentos

F – Visão de homem É considerado um membro da espécie humana que adquiriu um repertório de comportamento. O homem, é um ser biológico e possui uma maneira de interagir com o ambiente que o leva à construção de um conjunto de significados. O homem é visto como um ser participativo e ativo da sua própria existência, agindo sobre o mundo entre relações sociais.

G – Influências/efeitos/aplicação da

teoria na educação O planejamento é valorizado tendo em vista a necessidade de definição e clareza perante os objetivos que quer atingir e para a definição dos reforçadores a serem utilizadas (elogios, notas, pontos positivos, prêmios, etc) Os mecanismos daquele que aprende estes da interação com a linguagem escrita, e emergem de uma forma muito particular em cada um dos sujeitos. Portanto a educação é voltada para cada indivíduo. O pensamento, a memória, atenção voluntária, ou seja, a intencionalidade das ações são possíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com