TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação diagnostico psicologico

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  1.626 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

     

           

                                                                       

Avaliação 1ª unidade

O processo psicodiagnóstico, embora seja flexível ao estilo individual dos profissionais de Psicologia, propõe alguns padrões na sua execução e operacionalização. De acordo com o que foi visto e discutido na exibição dos filmes Terapia do Amor e Tratamento de Choque, o que você destacaria e associaria aos conceitos trabalhados em sala de aula sobre o manejo das primeiras entrevistas, construção da hipótese diagnóstica, enquadramento clínico e relação terapeuta cliente?

O Processo de Psicodiagnóstico é situação bipessoal, de duração limitada, cujo objetivo é descrever e compreender de maneira global, a personalidade total do paciente ou do grupo familiar.  É uma situação que abrange aspectos diagnósticos,e prognósticos e que faz uso de técnicas para o alcance dos objetivos. Tendo como etapas: entrevista inicial; construção da hipótese diagnóstica, enquadramento clínico; relação terapeuta-cliente; entrevista de devolução.

No filme Terapia do amor perceber-se que as etapas seguiu conforme os trâmites gerais, pois a cliente procurou o serviço de livre e espontânea vontade, após vivenciar um processo de divórcio. Já no Filme Tratamento de Choque é realizada através da elaboração de um plano de avaliação, a partir dos relatos da noiva do cliente, em que o terapeuta planeja uma estratégia de investigação da personalidade do cliente expondo este a eventos estressores e ao expor seu cliente aos eventos estressores chegou à hipótese diagnóstica e ao enquadramento de personalidade agressiva intrusiva. Observa-se que a todo instante o terapeuta é invasivo, coercitivo, inquiridor, e se diz dono da verdade, dificultando inicialmente o processo de formação do vinculo, do rapport da relação cliente – terapeuta. Pois o terapeuta estabeleceu uma proximidade além da necessária para o processo. Enquanto no filme Terapia do Amor a terapeuta seguiu os trâmites cabíveis ao seu papel, havendo a formação do vínculo saudável. Porém a terapeuta falha quando se acha capaz de continuar a terapia, havendo demandas de cunho pessoal da qual ela não poderia lidar, deixando de investigar uma situação e passando a investigar o relacionamento amoroso do filho.

Ambos os filmes falham na relação terapeuta-cliente, pois o papel do psicólogo é lidar com as inúmeras resistências do processo, sentimentos e situações desconhecidas, cabendo a ele observar, perceber, escutar com tranquilidade e aproximar-se sem ser coercitivo. Dessa forma, os filmes trazem uma reflexão sobre o processo terapêutico, o papel e o comportamento do profissional de psicologia, seus limites e possibilidades que são de extrema importância para a formação dos futuros profissionais e deixa um lembrete da ética exigida na profissão.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com