TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO GERAL DO DIAGNOSTICO PSICOLOGICO

Por:   •  18/2/2017  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]               Universidade Anhanguera de São Paulo -UNIAN

                         Curso: Psicologia. Campo Limpo
















SÃO PAULO

2015-2º Semestre


CONTEXTO GERAL DO DIAGNOSTICO PSICOLOGICO

1_ Quais as relações existente entre o desenvolvimento da ciência psicológica e o psicodiagnóstico?

R: A relação existente é que psicologia se insere no conjunto das ciências humanas, utilizando seus conhecimentos para compressão de qualquer fenômeno humano. Pautado por tais conhecimentos teórico ou psicólogo se dispõem a realizar psicodiagnóstico dominando procedimentos e técnicas psicológicas.

2_ Quais são as diferenças entre psicopatologia e psicologia clínica?

R: A psicopatologia estuda o comportamento anormal, já a psicologia clínica e voltada a prevenção e ao alivio do sofrimento psíquico.


3_ Elabore um quadro comparativo relacionando as seguintes abordagens em Psicologia:  Modelo Medico, Modelo psicométrico, Modelo Behaviorista, Humanista, Psicologia Fenomenológico-existencial é psicanalise?

Abordagem

Objetivo

  Conhecimento

Método

Modelo Medica

Patológico e Nosologias.

Os quadros sintomáticos nem sempre se adequam ao quadro apresentado pelo sujeito, além disso os mesmo sintomas podiam ter muitas vezes causas diversas e, vice-versa, as mesmas causas podiam provocar sintomas diversas.

Elaboram-se testes para determinar e detectar os processos psíquicos subjacentes, inclusive detectar tendências patológicas.

Modelo Psicométrico

Capacidade intelectual das crianças.

A visão de homem subjacente psicométrico implicava a existência de característica genérica do comportamento humano.

Foi com o uso de testes, principalmente em crianças que os psicólogos ganharam autonomia.

Modelo Behaviorista

Homem e as Ciências Naturais.

Alguns filósofos surgiram-se contra a visão de ciência que considerava possível uma total separação entre sujeito e o objeto de estudo, para esses filósofos, todo conhecimento e estabelecido pelo o homem, não se podendo negar a participação de sua subjetividade, dessa forma, não é possível admitir como valida uma psicologia positiva, objetiva e experimental.

É criar formas própria de avaliação do comportamento a ser estudada.

Humanismo

Homem

Constituem-se em racionalizações, acompanhadas de julgamento baseados em constructos teóricos que descaracterizam o ser humano, os psicólogos humanistas não sé utilizam de diagnóstico e de testes, considerando que, através do relacionamento estabelecido com o cliente, durante a psicoterapia ou aconselhamento, alcança uma compreensão o mesmo.

Com uma visão global do mesmo e compreendendo o mundo e o significado, sem as referências teóricas anteriores. Insurgiram-se contra o diagnostico psicológico, criticando seu aspecto classificatório e o uso do indivíduo através dos testes.

Psicologia Fenomenológico-existencial

Psicodiagnósticos.

Apesar de empregarem testes e informações derivadas de diferentes do conhecimento psicológico, utilizam-nas apenas como recursos ou estratégias a serem trabalhadas com os clientes.

Obtidos dados através de entrevistas ou de testes podem ser uteis e trazer informações a respeito das pessoas ajudando as no caminho do conhecimento.

Psicanalise

Comportamento Humano.

O estudo da personalidade através da utilização de observação e técnicas projetivas e se desenvolveu uma maior consideração da relação do psicólogo e do cliente com a instrumentalização dos aspectos transferenciais do psicólogo e do cliente com a instrumentalização dos aspectos transferenciais.

Os estudos psicológicos tinham se preocupado em definir e conhecer a personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com