TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação e diagnostico do desenho Casa

Por:   •  23/3/2016  •  Ensaio  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  1.650 Visualizações

Página 1 de 5

Analise e diagnostico do teste HTP

Autor – Angelo Maximiliano Torrezan

Interessado – Camila Carvalho Silva

Avaliação e diagnostico do desenho Casa

Considera-se no desenho da casa que a representação ocupa o espaço do terceiro quadrante da folha em estado horizontal, oferecendo uma imagem de inadequação ao ambiente ou rejeição ao tema. O analisando oferece tendência de buscar satisfação emocional e preocupação com o passado, possível cansaço e esgotamento.

A proporção da casa é relativamente adequado, com telhado proporcional ao restante, aparentemente indicando uma boa adequação no aspecto real da vida do analisando, oferecendo a imagem de um ego saudável. Nota-se a ausência de chaminé, mas uma antena de TV, que como substituindo inconscientemente a mesma, aparenta adequação sexual saudável.

O desenho da casa não fere as margens da pagina, mais uma vez oferecendo uma imagem de adequação com a realidade, da mesma forma não há transparências no desenho, descartando supostas patologias e perturbações mentais. Não se observa movimento na casa, embora a posição da antena apontando para a direita aponta um suposto otimismo para o futuro.

Quanto a analise do inquérito do desenho casa podemos avaliar que o analisando tem forte senso de realidade, preocupada com a manutenção da própria vida e senso forte de economia. Mais uma vez, revela a inadequação do analisando com o ambiente familiar, não justificando a pertença da casa a ninguém e tão pouco o desejo de possui-la. O analisando prova a necessidade de estar próximo a realidade, uma vez que habita um quarto nos fundos da casa, com necessidade de conhecer e vigiar o ambiente, uma vez que indica passar por toda a casa para chegar ao seu quarto.  A inadequação ambiental do analisando oferece o desejo de que pessoas que ama passe a construir uma suposta nova realidade em sua vida, uma vez que se sente rejeitada, vivendo em um ambiente frio, sem calor humano. No entanto, o analisando não se apresenta como uma pessoa rebaixada,revelando que em suas relações pessoais não se deixa diminuir e tão pouco se sente superior, oferecendo a imagem de um ego saudável. O ambiente da qual o analisando vive demonstra ser pacifico e tranquilo, no entanto sua relação com seus convivas é superficial e frio, sem grandes expressões de calor humano, demonstrando pelas próprias respostas viver em um ambiente frio e distante, conforme suasrespostas no inquérito posterior. O Analisando revela a necessidade de afeto e saúde e necessidade de aproximação familiar, indicando a evocação de sua avó enquanto objeto representativo da casa. A ausência de chaminé, mas a presença de uma antena de TV apontando para a direita sugere uma suposta esperança para o futuro que o analisando cultiva.

Avaliação diagnostica do desenho Arvore.

        Podemos notar inicialmente a rejeição que o analisando apresenta em relação ao tema proposto, uma vez que o desenho apresentado foi enquadrado entre o primeiro e terceiro quadrante da folha, indicando sentimento de lutas e teimosia em prol de algum objeto inatingível ou alguma esperança futura. O analisando apresenta inadequações ambientais diante de sua realidade, pois representa a arvore de forma pequena, em proporção vertical.

A arvore não apresenta nenhuma transparência ou raízes, o que indica plena lucidez com a realidade vivida. De fato, o desenho apresentado é estático, o que provavelmente revela equilíbrio diante das lutas diárias e pressões ambientais. A arvore é composta de detalhes essenciais, como tronco forte, o que indica liderança e poder diante das situações vividas, além de alguns galhos, que revelam a capacidade de satisfação diante das experiências vividas.

A presença de cicatrizes no tronco da arvore sugere uma personalidade irascível, violenta e critica. A presença de frutas na arvore leva-se a crer um processo de maturação e desejo de compreensão dos problemas que rodeiam sua vida, também revelam uma personalidade influenciável e desejosa de resultados rápidos. Nota-se a presença de um balanço enfeitando a arvore, o que revela que o analisando enfrenta os problemas vitais com leveza, quase que brincando.

Com relação ao inquérito referente ao desenho o analisando revelou em suas respostas uma assimilação forte a um local conhecido e tranqüilo da qual o mesmo tenha vivido boas experiências, na qual o mesmo se identifica plenamente atribuindo sua idade a idade da arvore. O sentimento do individuo em momento algum se revelou com complexo de inferioridade, indicado pela vivacidade da arvore, juntamente dos frutos representados que revelam seu desejo de maturação frente aos desafios suscitados em sua vida. Para o analisando a arvore se assemelha a uma mulher, referindo-se ao seu caráter forte e persistente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com