TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação psicologica

Por:   •  10/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

REVISÃO TEÓRICA

Avaliação Psicológica.

Segundo, Primi, 2005 entende-se que avaliação psicológica é a busca sistemática de conhecimento no que diz respeito ao funcionamento psicológico em situações específicas, que possa ser útil na orientação de ações.

 O processo da avaliação psicológica envolve coleta de dados, utilizando métodos e técnicas padronizadas, como por exemplo, os testes psicológicos (Andrade, 2008).

Ao avaliar psicologicamente um indivíduo, o Psicólogo utiliza-se de variados procedimentos úteis e relevantes para investigações científicas em psicologia e áreas afins, especialmente os testes psicológicos, por serem instrumentos de avaliação psicológica considerados respeitáveis tanto no exame da personalidade, quanto de elementos facilitadores da compreensão de vivências individuais, familiares, ou até mesmo em suas  relações interpessoais (Fensterseifer & Werlang, 2008).

Na atualidade, os testes psicológicos são empregados na tentativa de mostrar possibilidades na solução de problemas, dessa forma, determinando sua contribuição indispensável para a psicologia atual. (Anastasi 1977).

Hoje, o psicólogo utiliza muitas estratégias para obter uma boa avaliação psicológica, e o uso dos testes é uma delas, se mantendo importante no processo, porém, o teste é apenas um recurso de avaliação possível, pois outras técnicas não devem ser descartadas, como a observação, a entrevista com os pacientes e familiares, o conjunto de técnicas, torna a avaliação mais fidedgna, possibilitando a comparação de resultados para que o Psicólogo tenha certeza do resultado (Noronha, Primi e Alchieri, 2005).

Teste Palográfico: Criado pelo Psicotécnico espanhol Salvador Escala Miiá, o teste palográfico foi muito utilizado pelo Instituto Psicotécnico e pela Faculdade de Medicina de Barcelona (Vels, 1993).

Ainda de acordo com o mesmo autor, foi realizada minuciosa revisão bibliográfica com o intuito de localizar publicações sobre Salvador Escala Miiá,o autor original do teste, porém, não foi localizada nenhuma obra do mesmo.

   De acordo com Alvez e Esteves (2004), o teste Palográfico consiste num teste que expressa a personalidade, através dele torna-se possível avaliar produtividade, necessidade de contato exterior, auto-estima, ânimo, humor e vontade, relacionamento interpessoal, atitudes frente a figuras de autoridade, agressão, organização, ordem, emotividade, impulsividade, aspectos depressivos,  rendimento e  ritmo no trabalho.

Ainda conforme Alves e Esteves (2009) o Teste Palográfico pode ser aplicado a partir dos oito anos de idade, porém, em território brasileiro as pesquisas de padronização descritas no manual abordam somente o estudo com adolescentes e adultos, dessa forma, a utilização do Teste Palográfico com crianças ainda é um assunto pouco explorado e do qual não se tem conhecimento de estudos e pesquisas na área.

Teste das Piramides Coloridas: O Teste das Pirâmides Coloridas foi desenvolvido pelo suíço Max Pfistes nos anos 50. No Brasil, foi utilizado por Fernando Villenor Amaral na década de 70 (Amaral, et al 2005).

 Um instrumento muito utilizado para avaliação de personalidade é o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), tanto no meio clínico, como no meio acadêmico ou de pesquisas, porem, são poucos os estudos referente às normas, validade e em psicopatologias utilizando essa técnica. O TPC é uma técnica de boa aceitação pela comunidade acadêmica pelo fato de ser de manejo simples, apropriado para curto espaço de tempo, não dependente de expressão verbal, além se ser considerada lúdica.

 

Teste H.T.P – (Casa, Árvore, Pessoa): O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, popularmente conhecido como desenho da Casa, da Árvore e da Pessoa é um instrumento muito utilizado para avaliações em crianças, sendo possível explorar diferentes níveis de projeção da personalidade, usado também como auxiliar na confirmação de resultados em outros testes (Amaral e Werlang, 2008).

O instrumento H.T.P é um teste psicológico projetivo, destinados a indivíduos maiores de 8 anos de idade no qual ao sujeito testado é solicitado que desenhe em sequencia- uma casa, uma árvore e uma pessoa, em folhas separadas utilizando lápis e borracha. Após essa etapa, o sujeito é submetido a um inquérito acerca das características de cada desenho, tendo como principais objetivos a compreensão de aspectos da personalidade e a forma com que o indivíduo interage com outras pessoas e com o ambiente que vive, auxiliando na compreensão das características e do funcionamento do individuo (BUCK, 2003).

O HTP é um dos testes mais utilizados por psicólogos brasileiros e um dos mais ensinados nos cursos de formação em Psicologia, essa popularidade se deve ao baixo custo e à facilidade de sua aplicação (Lago & Bandeira, 2008).

 Teste de Rorschach: O Teste de Rorschach é uma técnica de avaliação psicológica projetiva, composta por um conjunto de dez pranchas com manchas de tinta, padronizadas e simétricas (Resende et al, 2006).

A aplicação é individual e os cartões são apresentados um a um sendo solicitado, em seguida, que o indivíduo diga tudo que enxerga neles. De acordo com as respostas dadas pelo individuo, é possível a avaliação de características da personalidade do mesmo. Além das pranchas, para a realização do teste também utiliza folhas para registro dos dados, folha padronizada de localização das respostas, folha para codificação das respostas e um cronômetro, para registrar o ritmo do trabalho associativo e interpretativo do respondente (Anzieu, 1986).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com