TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ABORDAGENS TEÓRICAS: BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, HUMANISMO E GESTALT

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

MÚSICA – LICENCIATURA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

LEANDRO BARBOSA ARAGÃO DOS SANTOS

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ABORDAGENS TEÓRICAS:

BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, HUMANISMO E GESTALT

SALVADOR

2019

PORTFÓLIO 1 – CICLO 2

 

Possibilidades e limitações das abordagens teóricas:

Behaviorismo, Psicanálise, Humanismo e Gestalt

Abordagens teóricas

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

É possível o professor analisar os alunos em sala de aula e observar a forma como eles se comportam, tentar moldá-los por meio de estímulos adequados, buscando evolução comportamental ou de aprendizagem.

Outra possibilidade de aprendizado ou mudança de comportamento pode ser através da aprendizagem social, ou seja, o professor demonstra uma boa conduta, bons costumes, valorização da escola e dos estudos, assim como ensina aos alunos a superar as dificuldades.

As limitações existem pelo fato de que o Behaviorismo apenas foca nos aspectos comportamentais observados nos alunos, o que acaba descuidando dos relacionados ao sentimental e suas capacidades cognitivas.

PSICANÁLISE

O professor ao entender os processos, pode possibilitar um ambiente escolar produtivo, visto que serão manifestados os aspectos psíquicos dos alunos, os quais permitirão a criação de vínculos afetivos entre aluno e professor, podem fazer com que os alunos demonstrem gosto pelas aulas, confiança, colaboração, entre outros sentimentos, que irão auxiliar na aprendizagem.

Se o aluno por alguma razão, com ou sem motivos, não se sentir à vontade com o professor, possivelmente terá dificuldades na aprendizagem. Esse é um processo relacionado ao subconsciente, e isso o torna difícil de ser detectado ou corrigido.

HUMANISMO

Possibilita a criação de um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado pela aula e aprendizagem da disciplina. O professor permite que o aluno se sinta à vontade para manifestar seus pensamentos, opiniões, e limitações sem ser discriminado. Nessa condição o professor seria responsável por criar um ambiente escolar para que os alunos desenvolvam aptidões para solucionar seus problemas de forma criativa.

O professor precisa criar sua própria forma de ensinar. Não há métodos para que o educador possa se guiar.

GESTALT

O fator de maior relevância é a percepção. Ela possibilita que os alunos tenham uma interpretação de determinado assunto, podendo assim entender os objetivos do que foi transmitido.

O aluno fica limitado à sua própria percepção, podendo deixar de ter um ponto de vista mais amplo e criando lacunas na sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com