TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo: Possibilidades e Limitações

Por:   •  15/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo: possibilidades e limitações

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO O Behaviorismo/ Neobehaviorismo aborda a educação pela observação de aspectos comportamentais, por meio de estímulos que valorizam as ações positivas do aluno, possibilitando ao aluno um comportamento condicionado no processo de aprendizagem. As limitações dessa abordagem se dão pela omissão de aspectos importantes, como a percepção e os processos sensoriais e cognitivos, uma vez que é pautado na observação das ações.

PSICANÁLISE A Psicanálise aborda o vínculo entre aluno e professor, de forma direta ou indireta, favorecendo o aprendizado na medida em que se estabelece um elo de confiança. Não trabalha com fatores conscientes entre aluno e professor. Por ser um processo relacionado ao subconsciente, é difícil de ser detectado e corrigido, caso ocorra apatia por uma das partes.

GESTALT A abordagem da Gestalt é focada na percepção do aluno, e a intervenção do professor é mínima, mas dando assistência de forma a não transmitir o conhecimento, visto que este é adquirido da experiência vivida do aluno. Não explora o inconsciente do aluno e do professor. O aluno se prende à sua própria percepção, podendo deixar de interpretar de forma mais ampla e limitando a sua aprendizagem.

HUMANISMO A abordagem Humanista favorece um ambiente escolar em que o aluno seja estimulado a buscar as resoluções dos problemas propostos, manifestando seus pensamentos de forma livre, gerando um desbloqueio entre aluno e professor. Cabe ao professor buscar estratégias que facilitem e motivem o aprendizado do aluno. O professor é responsável por traçar as estratégias de ensino que será aplicada à realidade dos alunos. Não há métodos e estratégias a serem ensinados ao professor ou definidos como um modelo a ser utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com