TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ABORDAGENS TEÓRICAS: BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

LICENCIATURA EM ARTE VISUAIS

DISCIPLINA  PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

BRUNA MENEGHINI CUBERO (RA 8107251)

TURMA DGART2001BAPA3O

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ABORDAGENS TEÓRICAS:

BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO

TUTOR: Maria Auxiliadora Bernabe de Freitas

POLO BRAGANÇA PAULISTA

2020

ATIVIDADE PORTFÓLIO – CICLO 2

Possibilidades e limitações das abordagens teóricas:

Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo

POSSIBILIDADES

LIMITAÇÕES

BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

Através da observação dos alunos em sala de aula, é possível treiná-los por meio dos estímulos condicionados, a repetição mecânica deveria ser incentivada para estimular a memorização e o aprendizado. Através também do reforço positivo e negativo, os comportamentos indesejados tendem a diminuir gradualmente, porém é importante que o professor use esse conceito de forma sincera e que fique claro para todos os alunos. Outra possibilidade é usar o conceito de reforço vicário: o aluno observando uma boa conduta do professor, e as consequências  disso no meio social, ele repetirá esse comportamento, superando suas limitações e fraquezas.

Pelo fato do Behaviorismo se atentar apenas aos aspectos comportamentais observáveis, acaba negligenciando os relacionados à subjetividade, à capacidade cognitiva, a vontade, aos sentimentos, às emoções, etc.

PSICANÁLISE

Nessa abordagem existe um vínculo afetivo entre o aluno e o professor. Sendo assim, o aluno que confia nos conhecimentos do professor se abre para o aprendizado, cooperando mais em sala de aula.

Como a relação entre aluno e professor é baseada em laços afetivos, o aluno que não possuir um afeto positivo pelo professor, com ou sem motivos aparentes, terá dificuldade no aprendizado; assim como o contrário também pode acontecer, o professor terá dificuldade de ensinar esse aluno. Além disso,  por ser um processo relacionado ao subconsciente, é difícil de ser detectado e corrigido.

HUMANISMO

O aluno deve se sentir à vontade para expor seus pensamento e emoções, e o aprendizado deve ser voltado para a autonomia, criatividade, originalidade e autoiniciativa.

Não há métodos a serem ensinados ao educador. Com isso, não seria possível desenvolver estratégias de ensino junto ao professor, que fica dependendo do seu desempenho e habilidades para criar sua forma de ensinar.

GESTALT

A percepção é que deve ser levada em conta. Para um melhor aprendizado, o aluno deve usar sua percepção espacial e visual para melhor compreensão do que está sendo transmitido como um todo.

O aluno se prende à sua própria percepção, perdendo a capacidade de explorar outras perspectivas, se tornando pouco criativo e limitando assim o seu aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com