TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo e/ou Teoria Comportamental

Por:   •  8/5/2017  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Esta resenha refere-se ao Artigo “Behaviorismo e/ou Teoria Comportamental” estruturado com base no artigo da UFF “APRENDIZADO, BEHAVIORISMO E PROPAGANDA” e em “Psicologias- uma introdução ao estudo da Psicologia” por Ana Bock.

O artigo busca apresentar de forma breve e precisa o histórico do Behaviorismo, assim como nomes importantes relacionados a esse ramo da Psicologia, como John Watson, o precursor do novo rumo que a psicologia tomou, deixando de ser uma ciência pura da consciência assim como a Psicanálise e passando a ser o estudo do comportamento humano, denominado Behaviorismo clássico. Explana-se também no artigo, o que se entende atualmente por “comportamento”, que nada mais é que a interação entre nós humanos e o ambiente em que estamos.

O fisiologista russo e ganhador do Nobel de Medicina e Fisiologia de 1904, Ivan Pavlov também é mencionado a fim de explicar uma grande descoberta cientifica, o “reflexo condicionado”, que se manifesta apenas sob quatro condições especificas, como por exemplo, a coexistência no tempo entre o denominado “agente indiferente e o estimulo incondicionado”. A teoria de Pavlov no artigo é explicitada através da equação “S-R” onde “s” corresponde ao estimulo neutro e “r” corresponde a resposta/comportamento condicionado, e através de uma tirinha que exemplifica e ilustra o reflexo condicionado de modo descontraído.

O behaviorismo radical de Burrhus Frederic Skinner, que segundo o texto designa uma filosofia da ciência do comportamento por meio de sua análise, primeiramente trás informações sobre o conceito de “aprendizagem”, que é basicamente uma “mudança de comportamento que é ensinado através de reforços imediatos contínuos” , além do chamado “comportamento operante”, que consiste nas inúmeras atividades humanas em que as relações ambiente-sujeito são voluntárias e dependentes da supracitada aprendizagem.

Assim como a definição de “comportamento operante” e do próprio behaviorismo radical, o artigo busca definir mais alguns termos importantes através de tópicos resumidos e bem explicados, entre eles o processo do condicionamento operante e “reforço”, que se divide em positivo e negativo e baseia-se em toda consequência que seguindo de uma resposta, modifica a probabilidade futura de ocorrência da própria resposta.

Os quatro elementos da teoria comportamental (a esquiva, a fuga, a extinção e a punição) também são brevemente expostos em tópicos, promovendo uma fácil compreensão do tema abordado, bem como os exemplos de aplicação do behaviorismo, que pode ser realizada em escolas, treinamentos em empresas, clínicas psicológicas, dentre outros.

O artigo é finalizado com um texto sobre o mercado do behaviorismo de modo geral, relacionando-os com estratégias para atrair consumidores, utilizando como ferramenta o Processo de Condicionamento operante, tomando como exemplo um anúncio de 1989 da marca de cigarros Lucky Strike, além de ressaltar que esse processo quando muito repetitivo se torna mais caro e menos eficiente, pois é preciso que o comportamento do consumidor esteja aberto a influencia e persuasão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com