TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING- DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.743 Palavras (19 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Gabriela Ferreira Guimarães

Gleice da Silva

Marcela Costa Kolling

Samya Mohamed Sayah

Tainah Gomes

COACHING- DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

SANTOS-SP
2018


Gabriela Ferreira Guimarães

Gleice da Silva

Marcela Costa Kolling

Samya Mohamed Sayah

Tainah Gomes

 COACHING- DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa II como requisito básico de avaliação.

Orientador (a): Zahra Queiroz

SANTOS-SP
2018

  1. SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        Tema        5

Inteligência Emocional        5

3.        Problema        6

4.        Objetivos        6

4.1 Geral        6

4.2 Específico        6

5.        Justificativa        6

6.        Metodologia        7

7.        Referencial teórico        7

7.1 Inteligência Emocional        7

7.2 Fatores que influenciam no ambiente de trabalho positivo:        8

7.3 Liderando com Inteligência Emocional:        10

8.        Pesquisa        14

8.1 Como a pesquisa foi realizada        14

8.2 As entrevistas        15

8.3 Análise de dados        16

REFERÊCIAS        17

  1. Introdução

        O ser humano durante muito tempo, defendeu que para ter êxito em sua vida profissional, necessitava ter uma inteligência acima da média, como por exemplo, obter conhecimentos e habilidades nas ciências exatas e o raciocínio lógico, conhecido como QI (Quociente da Inteligência). Alguns pesquisadores como Goleman (1995), procuraram explicar a importância da inteligência Emocional, no sucesso tanto pessoal quanto profissional, mostrando que não é apenas o QI que define o sucesso do indivíduo como também IE tem grande influência neste aspecto.

A inteligência emocional tem como objetivo ajudar as pessoas, a saber, lidar com as emoções em todos os aspectos da vida, desenvolvendo o indivíduo mentalmente e emocionalmente em conseguir alcançar o sucesso desejado, por meio do controle de seus sentimentos.

Neste trabalho, foi utilizado o termo Coaching, pois muitos profissionais utilizam este método para ajudar o indivíduo a desenvolver a inteligência emocional. O termo Coaching, tem origem no mundo dos esportes que corresponde ao treinador ou técnico esportivo.

O propósito do coaching é conduzir o indivíduo a auto investigação, obtendo o conhecimento do que está errado dentro de si e o que faz se limitar a chegar ao sucesso, reconhecendo seus pontos fortes e fracos. Com o autoconhecimento, consegue-se aprimorar seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos. O coaching irá ensinar os processos que são: foco, ação, sentimento, sensação e evolução continuam.

Sendo assim, Coaching Emocional é a junção do coaching com a inteligência emocional, tendo como objetivo preparar o indivíduo emocionalmente, fazendo-o conhecer suas próprias emoções, para quando ocorrer desafios ou momentos difíceis conseguir estar em controle sobre a situação e saber como enfrenta-los sem desistir. Devido a isso, se tornará um indivíduo mais confiante e com a autoestima mais elevada, pois assim, estará ciente, que o próprio ser humano é responsável pela vida que tem, pois, todas as ações de hoje levaram ao resultado desejado para futuro.

Esta pesquisa investigará a importância da inteligência emocional tanto na vida pessoal quanto profissional, e como o gerenciamento das emoções afetam de forma positiva no âmbito profissional para conseguir relacionar com as pessoas do seu ambiente de trabalho e melhorar seu desempenho e satisfação no trabalho.

Ao longo do trabalho, irá ser abordado como a inteligência emocional pode influenciar de forma positiva no âmbito organizacional, ocorrendo pontos positivos quando está presente e pontos negativos quando está ausente, mostrando como poderá gerar impactos positivos na produtividade e consequentemente nos resultados da empresa.

Através da pesquisa de campo, utilizaremos o método da pesquisa qualitativa, o qual será aplicado questionários com alguns profissionais na área de psicologia que utilizaram a técnica de coaching emocional em seus pacientes, coletando dados através da entrevista, para saber quais transformações um profissional, consegue obter através do desenvolvimento da inteligência emocional.

  1. Tema

         Inteligência Emocional        

        A inteligência emocional tem como objetivo ajudar as pessoas a conseguir lidar com as suas emoções em todas as áreas da vida. Com o desenvolvimento do mesmo, o indivíduo consegue enfrentar decisões de maneira racional através do controle de seus sentimentos. Consequentemente, obtém sucesso na vida pessoal, acadêmica e profissional.

  1. Problema

Quais transformações um profissional, consegue obter através do desenvolvimento da inteligência emocional em seus pacientes, no âmbito de trabalho?

  1. Objetivos

4.1 Geral

Analisar o efeito do coaching de inteligência emocional nas pessoas que são submetidas à técnica.

 4.2 Específico

        

        Identificar, junto aos especialistas entrevistados, como o treinamento gerou mudanças no comportamento dos pacientes em seu ambiente de trabalho, alteração no comportamento em grupo, tanto na vida social quanto na pessoal.

  1. Justificativa

        Quando o indivíduo tem inteligência emocional, ele se torna uma pessoa mais segura, sendo o melhor piloto de sua vida por ter conhecimento e discernimento sobre seus sentimentos, dito isso conseguem ter mais clareza, determinação em tomar suas decisões. Por essa razão, vemos o quão importante é esse assunto na vida das pessoas nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com