TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e Aprendizagem Emocional

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 2

Desenvolvimento e Aprendizagem Emocional

     O Desenvolvimento de Aprendizagem emocional, absorve um processo de fixação do conhecimento eu se baseia nos aspectos emocionais de cada um, sobre o que está sendo proposto e inserido numa habitualidade de raciocínio.

     O necessário seria que os educadores juntamente com a escola, preparem os alunos para a sociedade, não se limitando somente ao ler, escrever e raciocinar, a sociedade exigirá de nossos alunos capacidade de resoluções de problemas, para favorecer o desenvolvimento, e que os introduzam competentemente para a comunidade.

     Segundo Ansubel, para uma aprendizagem significativa são necessárias duas condições.

      Em primeiro lugar, o aluno precisa ter disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar terá sido uma aprendizagem mecânica.

      Em segundo lugar, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser significativo, isso dependendo do conteúdo, onde faz sentido de acordo com as experiências, e convívio tendo um significado de acordo com ser próprio ambiente.

       A verdadeira aprendizagem, vai além do aprender significa uma ligação entre o processo de transformação social ao objetivo final do aluno, sendo afetivamente uma mudança de comportamento e amplie de forma significativa o conhecimento do educando, relacionado o que ele está aprendendo com os próprios fatos que acontecem em sua vida.

      Nos educadores precisamos estar preparados. Pois cada aluno tem uma particularidade, pois, cada um têm uma dificuldade diferente, considerando aspectos afetivos, porém possui a mesma capacidade de se desenvolver, tendo um tempo diferenciado.

     O ser humano faz parte de um processo de interação, aumentando o poder do aprender, diferenciando alguns aspectos.

 

   A alfabetização se desenvolve mediante ao letramento, como a aprendizagem da escrita, como o desenvolvimento das habilidades do uso em suas próprias práticas sociais.

     Para um bom desenvolvimento das crianças, principalmente para as do 3 Ano, que é onde tem um maior contato com a alfabetização e começam a formar sua conscientização, aprendendo de forma mais severa, e tendo um maior compromisso, tendo já ter uma influência com a alfabetização.

 São elas:

- Necessário interesse e participação;

- Estímulos;

- Interação;

- Expressão clara de pensamentos;

- Introdução do Meio;

- Colaboração e empatia da família;

- Captar as necessidades de cada um.

     

CONCLUSÃO

     Podemos concluir que, o lado emocional interfere muito na aprendizagem envolvendo uma série de quisitos que pode ajudar e muita das vezes atrapalhar, tendo uma ligação direta entre alguns fatos como relacionamento do aluno e do professor, o relacionamento da família na sua vida tanto pessoal como acadêmica, além do ambiente em eu vivem que precisa ser adequado as sua próprias necessidades.

     O professor precisa ter domínio da matéria para ter a capacidade de desenvolver técnicas e assim suprir as necessidades de seus alunos, além de saber acolher seus alunos, identificando interesse, sentimentos e capacidades.

     O clima emocional e o relacionamento harmonioso, e o emprenho melhora o desempenho e favorece o desenvolvimento geral do aluno, é necessário técnicas, emprenho, capacitação e força de vontade para suprir essa verdadeira necessidade, sabemos que é uma tarefa árdua e difícil, porem sabemos que cada esforço nos trará retorno e alegrias posteriormente, pois uma boa educação nos traz bons frutos para toda uma vida.

     Presamos também ter a consciência da sociedade capitalista de hoje em dia e do quanto nos exige para conviver nela, então cabe nosso esforço para formarmos cidadãos críticos, conscientes e principalmente preparados para viver e encarar esse tipo de dificuldade, e se ampararmos na educação certamente esse futuro não muito distante será consequentemente bem melhor.

BIBLIOGRAFIA

http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/

meuartiigo.brasilescola.com

www.idworldwide.com.br

www.educarparacrescer.abril.com.br

www.educadorbrasilescola.com

www.revistaescola.com.br

RESENHA

Capítulo 3

Construir Relações Positivas por meio da Comunicação Verbal

     

      A Comunicação não Verbal não consiste no simples fato da nossa língua falada, inclui gestos, linguagens corporais e até mesmo olhares que nos ajuda a entender a interpretar, com exatidão para que podemos entender o que nos quer ser passado ou o que nós queremos transmitir.

     Podemos citar a linguagem do corpo que nos envia mensagens, ou até mesmo contradizer o que nossa própria boca está pronunciando.

     O Emocional é uma linguagem não verbal, onde consiste nos sentimentos que conseguimos interpretar como alegria, tristeza, raiva, interesse, desconforto que são características da comunicação não verbal, podendo transmitir informações de suas próprias mensagens.

     Os Canais de Comunicações não verbal se trata de um dos tipos de comunicação, podemos citar como exemplo a nossa própria entonação de voz, ou até mesmo nossa postura ou comportamento, geralmente as comunicações não verbais são conscientes além de podermos identificar e distinguir muita coisa com isso.

      Entre os 7 anos de idade as crianças começam a conviver mais severamente com as normas adultas, onde é ainda maior a introdução da sua cultura no meio em que ela vive.

      É estritamente importante que saibamos três regras do espaço interpessoal importante para o desenvolvimento de cada criança são elas:

     - Quando o espaço pessoal é violado, trazendo sentimentos negativos;

     - Quando o espaço pessoal determina a relevância da comunicação oral;

     - Quando seu espaço é influenciado por sua cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com