TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTOS DO BEIJA-FLOR INFLUENCIADOS PELO NICHO ECOLÓGICO

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  1.683 Visualizações

Página 1 de 4

Nicho ecológico do beija-flor e seus comportamentos

O beija-flores formam o grupo das menores aves do mundo, pesando entre dois e vinte e cinco gramas, entretanto também são os mais rápidos. Conseguem voar com destreza, parando no ar, fazendo curvas e rodopiar cerca de cento e oitenta graus, devido aos seus pequenos ossos que estão em suas asas e pela vibração destas. Existem somente nas Américas e podem viver a mais de quatro mil metros de altitude. Vivem em torno de quatro e cinco anos e seus predadores naturais são aves de rapina, gambás, tucanos, etc.

Os machos são mais coloridos que as fêmeas, para que assim possam atraí-las e se reproduzirem. São animais poligâmicos. As fêmeas são quem escolhem, pela boa impressão que o macho passa com suas cores, dança, canto e até um mergulho de voo com um grunhido de suas asas, como se fosse uma serenata, que serve também para intimidar outros machos. Em algumas espécies as fêmeas atraem o companheiro com penas longas em seu rabo e sua extravagância. A fêmea faz sua casa e cuida dos filhotes sozinhas. Constroem seus ninhos com pedaços pequenos de folhas, penas ou líquen, muitas vezes misturados a teias de aranhas para que se garanta firmeza e flexibilidade, variando de acordo com os materiais disponíveis e as espécies. Geralmente são colocados dois ovos e os filhotes nascem em duas semanas, crescendo rapidamente pela alimentação com néctar regurgitado de sua mãe e insetos. Dependem durante um bom tempo da mãe, até que possam se defender sozinhos, perdendo assim suas penas por outras e sua gordura de bebê.

Seus ninhos ficam no alto de árvores, porém mesmo assim são vulneráveis a ataques de predadores. O falcão faz seu ninho estrategicamente no meio de ajuntamentos de ninhos de beija-flores, pois tais aves se alimentam de carne, sendo os predadores de ninhos de beija-flores suas principais presas. Assim, beija-flores descobriram que estes são bons vizinhos. Podem fazer mais de nove mil quilômetros de imigração, mais do que qualquer outra ave, por serem tão rápidos. Cientistas acreditam que as fêmeas são mais discretas que os machos, para manterem a segurança de seus ninhos se camuflando.

Se alimentam do néctar das flores, pólen e pequenos artrópodes (pequenos invertebrados). O néctar tem vinte por cento de açúcar, sendo muito energético. Algumas espécies comem de seis a dez vezes o peso de seu corpo. Ele faz parte da polinização e reprodução de muitos frutos nas plantas, multiplicando suas vidas, pois o pólen fica grudado em seu bico ou testa, passando assim para uma próxima flor. Para se alimentarem, têm um bico longo, mas com diferentes formados entre as espécies. Possuem a língua bifurcada e extensível para extrair o néctar.

Geralmente são atraídos por flores tubulosas e com cores vibrantes do vermelho ao alaranjado ou existe alguma parte destas cores. Seu olfato é fraco, mas sua visão é apurada, podendo identificar cores. Podem adotar dois modos de visitas das flores: o que estabelece territórios, transportando pólen entre flores da mesma espécie de planta ou de plantas próximas umas das outras, polinizando menos plantas. Ou então percorrem rotas alimentares, transportando o pólen entre mais flores distantes entre si, formando genética mais variada. São caçadores de insetos, para que possam complementar sua dieta com proteína. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com