TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENDENDO A RELIGIÃO: UM OLHAR PSICANALÍTICO

Por:   •  11/7/2020  •  Seminário  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

COMPREENDENDO A RELIGIÃO: UM OLHAR PSICANALÍTICO

Jenyffer Oliveira Pachêco(a)1 Prof.ª. Simone Araújo da Silva 2[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

  1. INTRODUÇÃO

A religião sempre esteve presente no contexto onde o homem esteve inserido e em consequência disso evoluiu junto a ele, através dela é possível obter uma ótica acerca das experiências vivenciadas, podendo ser essa ótica a mais variada possível, visto que a religião abrange inúmeras visões de mundo que podem variar de acordo com aquilo que é experenciado para o homem. Dentro de tais circunstâncias, a psicanálise vem desde que nasceu buscando explorar a representação da religião e   o seu significado (Flecha, 2016).

  1. MÉTODO

Foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, que busca identificar referenciais teóricos acerca do tema e através deles debater e compreender determinado assunto, de modo a elucidar uma hipótese inicial por meio de contribuições científicas (Cervo, Bervian e Silva, 2007).

  1. PRINCIPAIS RESULTADOS

A Religião Para Freud

De acordo com Freud (1930), o homem desde o princípio de sua existência, concebeu um ideal marcado pela onipotência e onisciência de algo/alguém, dando origem às divindades como conhecemos hoje. De forma que tais divindades superavam as  limitações  humanas podendo ser capazes de qualquer coisa proibida, ou que fosse além do desejo do homem, chegando ao ponto de alimentar fantasias e realizá-las, não de forma real, mas subjetiva conforme as crenças pessoais do sujeito.

O Ponto de Vista Lacaniano

Em O Triunfo da Religião (2005), Lacan discorre sobre como a religião busca dar um sentido ao que acontece na vida de um indivíduo, para ele   a religião é capaz de dar sentido a qualquer coisa, de modo a dar sentido nas experiências pessoais vividas pelo homem, sejam essas experiências naturais ou até mesmo as mais excêntricas. Para Lacan, a religião tem raízes profundas que a torna mais influente, por assim dizer, em relação a outras instituições tais como a ciência e até mesmo a própria psicanálise, podendo a religião ser usada para enfrentar aquilo que é compreendido como real por ser uma instituição que possui mais condições de significar as experiências vividas.


A Religião como válvula de escape

Para Flecha (2016), a religião pode ser vista como uma espécie de saída para algo, visto que sua visão utópica acerca da realidade gera um sentimento de satisfação, podendo ser comparado com a felicidade, neste ponto o sofrimento vivido pelo sujeito diante de algo culminará em uma recompensa de júbilo no futuro.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora existam dentro da psicanálise pontos de vista diferentes acerca da religião pode-se compreender que para o homem ela tem o papel de  fornecer possibilidades, através dela um sujeito pode atribuir um significado singular para determinado fator. Além disso, a religião pode ser compreendida dentro da psicanálise como uma alternativa do sujeito para enfrentar a sua limitação enquanto ser humano, atribuindo a figura divina uma espécie de poder capaz de sanar problemáticas sejam elas quais  forem. Assim, a religião vem a complementar o indivíduo naquilo que o falta, dando assim o sentimento de completude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com