TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caminhos Da Psicologia MOderna

Trabalho Escolar: Caminhos Da Psicologia MOderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 7

CAMINHOS DA PSICOLOGIA MODERNA

PRIMEIROS PASSOS EM PSICOLOGIA

A Psicologia nasceu como ciência da Filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a Sociologia e a Matemática.

A pré-história da Psicologia registra estudos do comportamento humano, através da Astrologia, Quiromancia, Grafologia, e outros.

A Astrologia dedica-se ao estudo do comportamento do homem pela posição dos astros.

A Quiromancia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão.

A Grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita.

No século XIX surge a chamada Psicologia Experimental.

O fundador dessa psicologia foi um pesquisador chamado Guilherme Wundt.

Wundt, o chamado Pai da Psicologia, criou o primeiro laboratório de Psicologia em 1879, numa cidade da Alemanha, chamada Leipzig.

Wundt procurou utilizar aparelhos para medir os chamados fenômenos psíquicos, como a sensação, a vontade, a percepção e outros.

Na Inglaterra, fizeram-se pesquisas em Psicologia baseadas nas chamadas teorias da evolução do homem, que foram realizadas por Charles Darwin.

A teoria de Darwin estabelece que o homem é uma evolução das espécies animais. Assim, o homem desenvolve processos psicológicos (emoção, sensação, vontade e percepção) para adaptação ao meio em que vive.

A Medicina e a Psiquiatria influenciaram muito o desenvolvimento da Psicologia como ciência, ao estudarem o comportamento dos doentes mentais.

O Estudo da Hipnose influenciou muitos médicos e cientistas.

Nessa época um médico austríaco, Sigmund Freud, fundou a chamada Psicanálise.

Enquanto os laboratórios de Psicologia entravam em funcionamento e treinavam psicólogos no estudo do comportamento humano, surgiram diferentes estudos no campo da Psicologia Experimental, como psicologia social, psicologia infantil, psicologia médica, psicologia do desenvolvimento.

Quando a Psicologia se tornou ciência, três sistemas principais ou escolas surgiram:

1º) O Behaviorismo.

2º) A Gestalt.

3º) A Psicanálise.

BEHAVIORISMO

A palavra inglesa behavior quer dizer comportamento, conduta.

De acordo com essa teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos, da mesma maneira como fazem outras ciências.

Quando você estuda o que o animal faz ou como as pessoas agem, você realiza uma ciência objetiva diferente da ciência subjetiva da introspecção que dificulta o entendimento do comportamento.

Os Behavioristas acreditam que todo comportamento pode ser observado como resposta a um estímulo.

Por serem os animais sujeitos ideais para o estudo dos comportamentos objetivos e manifestos, a maioria das pesquisas behavioristas tem sido feita com animais ou com técnicas desenvolvidas em pesquisas com eles. Utilizando cachorros, ratos, pombos, e outros animais, behavioristas como John Watson, no inicio do século XIX, e, mais recentemente, B. F. Skinner abordaram principalmente a aprendizagem ou a forma como os comportamentos são adquiridos. Skinner estava convencido de que podemos usar a abordagem behaviorista para modelar o comportamento humano.

GESTALT

O termo alemão Gestalt quer dizer forma ou configuração.

A Psicologia da Gestalt foi fundada por um grupo de psicólogos alemães liderados por Max Wertheimer. Esses psicólogos estavam interessados em conduzir pesquisas sobre percepção, a interpretação da informação pelos sentidos.

Os psicólogos da Gestalt acham que a psicologia deve estudar não apenas os comportamentos específicos, mas também como as partes unem-se para formar um todo significativo ou organizar as experiências.

PSICANÁLISE

Na Psicanálise, o terapeuta (ou psicanalista) trabalha com o objetivo de trazer para o consciente os conflitos inconscientes, que acredita estarem associados às experiências infantis mais precoces. Essa abordagem da psicanálise tradicional é baseada na crença mais importante de Sigmund Freud, de que o comportamento anormal é causado por conflitos inconscientes entre as três partes da psique: o id, o ego e o superego.

Usando a analogia de um iceberg, o primeiro nível de consciência, o consciente, pode ser comparado com a ponta do iceberg acima da água. Esta parte da mente consiste em todos os pensamentos, sentimentos e ações dos quais estamos ativamente conscientes a todo momento.

Imediatamente abaixo do domínio consciente e da superfície da água está o pré-consciente, uma parte um pouco maior. O pré-consciente inclui atividades mentais que não são partes de nossos pensamentos atuais mas podem facilmente ser trazidas à mente.

O terceiro nível, o inconsciente, fica abaixo do pré-consciente e forma a maior parte da psique.

De acordo com Freud, o inconsciente armazena nossos impulsos e motivações primitivos, acrescido de memórias carregadas de ansiedade e emoções que são impedidas de entrar na mente consciente.

Freud acreditava que a maioria das desordens psicológicas se originava de lembranças reprimidas e instintos armazenados no inconsciente. Para tratar dessas desordens, Freud desenvolveu a técnica da Psicanálise. Os conceitos de consciente, pré-consciente e inconsciente e suas técnicas para descobrir os motivos inconscientes escondidos são difíceis de estudar cientificamente.

ESTRUTURAS DINÂMICAS DA PERSONALIDADE

1) O Id – Impulsos instintos natos.

2) O Ego – Desejo/Realidade.

3) O Superego – Estruturação interna dos valores morais.

Id ____________ Ego _____________ Superego

Realidade

O Id é a parte original da psique que se acredita estar presente desde o nascimento. Como uma criança, o id é imaturo, impulsivo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com