TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Estrelas na Terra

Por:   •  21/6/2016  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: Psicologia

DISCIPLINA: Psicologia  do Desenvolvimento Humano – Infância e Adolescência.

                           

      RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES SOBRE O FILME: “COMO ESTRELAS NA TERRA”

Com base nas teorias Inatista-Maturacionista, Comportamental e Psicologia Cognitiva de Piaget responda:

A) Quais eram os papeis das escolas?

As escolas tinham função de doutrinação dos alunos. Pode-se perceber no filme a adoção de um regime quase que militar no tratamento dos alunos, com horários rígidos e a preocupação com a higiene e alinhamento do uniforme, e como a posição do professor é de superioridade. Fica claro como o meio influencia o sujeito e como o sujeito não faz o mesmo em relação ao meio.

B) Quais eram os papeis dos professores?

Os professores não atuavam como facilitadores do aprendizado, mas como modeladores do comportamento dos alunos, condicionando-os a agir de acordo com a postura aceita e esperada pela sociedade e por seus pais. Podemos ver várias cenas em que os professores se referem ao personagem principal, Ishaan, com base na teoria Inatista-Maturacionista, pois esperavam que ele fosse um “bom aluno” como seu irmão.

C) Qual era o papel do pai de Ishaan?

O pai de Ishaan demonstrou esperar que o filho, assim como ele próprio e seu filho mais velho, fosse inteligente, atleta e bom aluno. Como defende a abordagem Inatista-Maturacionista, ele esperava que o filho tivesse herdado as características familiares e não compreendia o que o fazia ser diferente.

D) Qual era o papel da mãe do Ishaan?

A mãe de Ishaan, assim como o pai, porém de uma forma mais emotiva, esperava que o filho fosse como o irmão e o pai, demonstrasse a mesma inteligência. Podemos dizer que ela acreditava que o meio iria interferir na postura do filho, pois como ela não havia feito nada errado, o criara da mesma forma que ao irmão, Ishaan acabaria por responder como as outras crianças. Deste ponto de vista ela o tratava como uma criança “normal”.

E) Qual era o papel do irmão do Ishaan?

O irmão de Ishaan era o que mais o compreendia, o único que tentou entender seu ponto de vista e lidar com ele dentro dos seus parâmetros. O irmão tinha uma postura mais Piagetiana, pois em várias cenas do filme fica claro que ele entende que o irmão responde sim aos estímulos do meio, mas de uma forma própria, e que ainda assim emite respostas que modificam sua realidade.

F) Qual era o papel do Ishaan?

Ishaan queria vivenciar a realidade e suas experiências em um processo de troca com o meio, no qual ora ele se adequa ao que é posto ora ele constrói novas possibilidades. Ele se desequilibra e reequilibra durante todo o filme, numa constante assimilação de novas formas e conceitos que nem sempre são reais. A acomodação para Ishaan não parece ser tarefa simples, pois a memória é um aspecto pouco confiável do seu psiquismo visto que muitas coisas são fantasiadas.

G) Tendo como base cenas do filme, escreva duas observações de cada corrente do

       desenvolvimento que você estudou.

Inatista-Maturacionista: pai cobrando que Ishaan não age como seu irmão e professores comentando que ele é tão mau aluno que nem parece ser irmão do irmão.

Comportamental: crianças condicionadas a arrumar as camas e se posicionar para a inspeção do uniforme pela manhã quando ouvem o som da sineta e o comentário do colega de Ishaan quando diz que sua resposta estava certa mas o professor de português só aceitava suas próprias palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com