TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complexo de Édipo

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Complexo de Édipo?

Quando uma criança nasce ela sente-se ligada a mãe ainda, sente um vínculo muito forte, como se fosse fusionada a esta. Quando mama no seio dela, este ser não só recebe os nutrientes necessários para a sobrevivência como também nutrientes para a alma como amor, carinho, atenção, segurança. Antes da introdução da linguagem no psiquismo desta criança ela não conseguia distingui pai de mãe, ou qualquer outra pessoa como um ser diferente de sua mãe. Quando a linguagem é introduzida em seu psiquismo, essa criança começa um período de afastamento desta progenitora em decorrência de suas novas descobertas de mundo. As marcas desse afastamento perduram por toda a vida do ser humano.

No geral, Freud define o complexo de Édipo como o desejo inconsciente de ter um relacionamento sexual com o pai do sexo oposto e eliminar o pai do mesmo sexo.

O Complexo de Édipo verifica-se quando esta criança atinge o período sexual fálico na segunda infância, cerca de 3 a 6 anos de idade e termina com a entrada no período de latência.

Nesse período (fálico) os meninos focalizam o seu desejo e prazer na mãe e as meninas no pai. É nessa fase também que a criança distingue a diferença dos sexos masculino e feminino. Quando a criança percebe que não é mais o centro do universo, e se dá conta das distinções entre ela e seus genitores, ela ingressa em uma das várias fases de passagem em sua vida, talvez a mais importante, porque definirá seu comportamento na idade adulta, principalmente o referente à sua vida sexual.

Ao mesmo tempo que a criança passa a nutrir tais desejos pelo pai ou mãe, ela passa a hostilizar aquele que considera seu “adversário” – no caso da garota, a figura materna; no do garoto, a imagem paterna. São esses os sentimentos conflitantes que configuram o Complexo de Édipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com