TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional - DIVERSIDADE

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

                                                        [pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

LARYSSA RODRIGUES TEIXEIRA– 20161108905

CABO FRIO

2020.1

INTRODUÇÃO

A diversidade é um tema que atualmente vem sendo discutido em diferentes contextos. O histórico, social, racial, de gênero, religião, características físicas e geracional. Segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa (2010), a defininição de diversidade é: Conjunto diverso, múltiplo, composto por variadas coisas ou pessoas; multiplicidade.

Contudo, existem muitos pontos a serem discutidos e refletidos sobre isso. Entende que a diversidade organizacional pode ser definida como um conjunto de singularidades de indivíduos que convivem em um mesmo ambiente de trabalho.

Neste trabalho, falarei especialmente sobre as questões que envolvem esse meio. Dando ênfase a diversidade geracional.

DESENVOLVIMENTO

O ambiente organizacional é um ambiente que precisa estar sempre se atualizando, com o objetivo de acompanhar os avanços naturais e tecnológicos do mundo atual para conseguir manter comprometimento e motivação de seus funcionários. Estas alterações e atualizações acabam por se transformar em um grande desafio que por vezes são muito difíceis e podem prejudicar o desenvolvimento da organização, mas que se superados geram uma grande vantagem para o meio. Considerando que a diversidade é um ponto muito positivo a ser trabalhado, um desses grandes desafios é a reunião de diferentes gerações (a geração dos baby boomers, que são aqueles nascidos até 1964, a Geração X, composta por aqueles nascidos entre 1965 e 1977, a Geração Y, nascida a partir de 1978 e a Geração Z, nascida após a década de 90), as quais viveram e se construíram sob pilares distintos uma das outras e que se relacionam diretamente com a maneira em que ela trabalha, e se coloca enquanto individuo no seu meio. (COSTA et al. 2014)

Essa diferença de interesses, objetivos e princípios torneados pela geração, de cada um podem trazer alguns conflitos para o ambiente de trabalho. No entanto, as empresas tem buscado encontrar novos modelos de organização não convencionais, reestruturando suas estratégias, e abrindo seus horizontes como tentativa de preencher essa “lacuna geracional”.  (COSTA et al. 2014)

Segundo Costa (2014) apud Cavazzote, Lemos, Vianna (2010), a geração Y, pode trazer um embate cultural pelos traços marcantes que ela carrega. Como por exemplo, a dificuldade em lidar com hierarquia, e portanto pode ser um  problema ao gerenciarem ou serem gerenciados por pessoas de outra geração. Mas além disso, a geração Y possui uma facilidade com mudanças, anseia por ser atualizar, realizar novas metas, e serem um pouco mais tolerantes aos erros.

Apesar disso, a não existência de conflitos geracionais não são garantias de que não haverá desentendimentos, pois além desses, existem os fatores sócias, como visão de mundo, gênero, raça, valores e princípios que precisam ter atenção. (COSTA et al. 2014)

Contudo, a existência destes conflitos não necessariamente são negativos, muito menos precisam fazer do ambiente de trabalho um ambiente desagradavel e ameaçador e sim o contrário, pode, inclusive, trazer alguns benefícios, porém é necessário que haja um alinhamento. (COSTA et al. 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com