TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melanie Klein e Freud

Por:   •  25/11/2015  •  Monografia  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE GUAIRACÁ

COLEGIADO DE PSICOLOGIA

ALINE MICHELI NATAL,

JULIA ZANIN FERREIRA,

MEIRIELEN OLIVEIRA,

THAIS AP. COLARITES

Jacques Lacan e Melanie Klein

[pic 1]

        

Guarapuava

Paraná

JACQUES LACAN

Temos como intento neste texto trazer brevemente a teoria de um grande psicanalista, juntamente com as influencias e contribuiçoes do mesmo para o desenvolvimento da psicanalise, foi utilizado o livro Psicanlise depois de Freud do autor Bleichmar para o desenvolvimento deste trabalho.

Conforme menciona Bleichman (1992) Jacques Lacan desenvolveu sua teoria em psicanálise num momento que era necessário um retorno à teoria “pura” de Freud. É considerado um dos grandes pós-freudianos, procedendo uma reformulação das bases da teoria, da metapsicologia e da clínica.

 Bleichman (1992)  diz que Lacan sofre em sua teoria a influência de três outros estudiosos, utilizando-se da linguística de Sausurre, da antropologia de Strauss e da dialética de Hegel. Desse modo a linguística é a base da teoria lacaniana, que defende que o inconsciente estrutura-se como linguagem. Através desse processo de linguagem e estruturação do inconsciente, inicia-se o processo de construção do psiquismo, que ocorre em duas esferas: a alucinação de ser o falo e a alienação a linguagem. Em meio à teoria da linguagem, Lacan aponta a existência do significado, que é o conceito que explica algo e o significante que é a representação psíquica do som.

De acordo com Bleichman (1992) apesar de Lacan ter como ponto principal de sua teoria a linguagem, que para ele é  maneira de intermédio ente o pensamento e o som possibilitando assim não apenas o gozo corporal, mas também o psíquico, destaca alguns outros conceitos, como por exemplo, a metáfora originária: na qual o pai da a criança uma localização na história da família para que ele continue a construir a história a  partir dali.

Bleichman (1992) menciona que outro ponto importante é a percepção de Lacan a respeito do falo, para ele não é o pênis e nem a perca do órgão genital (castração), mas sim, o que chama de metáfora do nome do pai, na qual esse se insere como mediador da castração entre a mãe e o filho, e quando a criança aceita a castração é que ela se integra ao mundo da linguagem, nesse ponto é necessário que a mãe ecoe a lei da castração. Desse modo ocorre para a criança o primeiro processo de simbolização, porém a satisfação pela linguagem será sempre momentânea. Tornando-se um eterno buscar de desejo, que será completamente satisfeito apenas com a morte.

Bleichman (1992) na teoria de Lacan o papel do analista é a interferência na linguagem, ou seja, um auxilio na compressão daquilo que o paciente diz sem perceber, é nas escuta desses lapsos que o analista consegue atingir o inconsciente.

Portanto, apesar do resgate da teoria do pai da psicanálise, Lacan traz a luz uma nova visão do inconsciente e de como analisá-lo, ao colocar a linguagem como ponto fundamental desse processo.  

MELANIE KLEIN

Neste texto de forma breve iremos demostrar a teoria de uma das mulheres mais importantes para o meio psicanalitico, as influencias em que a mesma deu inicio e suas contribuições que perpassam até o dias atuais e Melanie Klein conseguiu grandes revoluções para todo o campos da psicanalise, também foi utilizado o livro Psicanlise depois de Freud do autor Bleichmar para o desenvolvimento deste texto.

De acordo com Bleichman (1992) foi uma das primeiras mulheres a frequentar o movimento psicanalítico de Viena, se baseava na teoria de Freud, mas nunca teve contato diretamente com o mesmo. A autora participava da sociedade das quartas-feiras, a mesma não possuía nenhuma formação especifica, desenvolvia sua teoria de forma didata. Klein se casou e teve três filhos, a primeira chamada Melita, também psicanalista, mais tarde se tornará a principal opositora da mãe, o segundo filho se chamava Rans, e o terceiro e último Erick, o qual manifestou algumas dificuldades, foram estas que impulsionaram os estudos de Melanie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com