TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre a Obra de Melanie Klein

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Questões  

 

Cap. 2 –  

1 – Discutir o conceito ampliado de fantasia inconsciente. Como as fantasias afetam a percepção da realidade externa: 

O conceito de fantasia inconsciente apresenta componentes simpáticos e psíquico, é ubíqua e é sempre ativa, não indica doença ou falar falta de sentido da realidade, sendo ela que vai determinar o caráter da psicologia do indivíduo  é a maneira como está relacionando com a realidade externa. Como exemplo podemos citar a deformação da mãe real de forma  ruim, o que na maioria das vezes não é,  porem que é criada mente da criança de fantasmática.O conceito ampliado da fantasia inconsciente diz de uma defesa, onde o bebê busca gratificar-se na fantasia quando em condições de frustação  o na realidade externa. 

 

 2 – A formação da fantasia é função do ego, explique 

Em sua teoria Klein pressupõe um grau de organização por meio do ego a partir do  nascimento do bebê de formar através de instintos e ansiedades relações de objeto na fantasia e na realidade, isso através de sentimentos de gratificação e frustação. 

3-  Discutir as relações entre a fantasia e os mecanismos de defesa. 

A fantasia tem papel defensivo e é usado pela criança quando a mesma está privada de algo no momento, e usa a fantasia como defesa para satisfazer aquela pulsão. 

4- Explicar as relações entre o fantasiar e o pensar. 

Cap.3 

5 – Explicar a vida psíquica nos seus primórdios, a partir, da noção de divisão do ego e dos objetos em bons e maus. 

6- Qual a ansiedade predominante na posição esquizo-paranóide, explicar: 

A ansiedade predominante na posição esquizo- paranóias é a de que os objetos mais projetados perseguidores poderiam entrar no ego e aniquilar o objeto ideal é o próprio eu. Assim os perseguidores pra são sentidos como de dentro, pra como vindos de fora. Portanto, a ansiedade é paranoide. 

7- Descreva os principais mecanismos de defesa do ego diante da ansiedade de aniquilação 

Os principais mecanismos de defesa do  ego diante da ansiedade de aniquilação  

8- Explicar o que é identificação projetiva. 

A identificação protetiva é o que o bebê sente, a mãe sente, ou seja, há uma troca emocional, como forma mais primitiva de empatia, e isso é a base para a representação simbólica pela projeção de partes de formação de si mesmo no objeto e pela identificação de partes do objeto. 

9- Como o indivíduo “normal” pode ultrapassar a posição esquizo-paranóide? 

Cap. 4 

10- O que é inveja primitiva? 

A inveja é o afeto mais primitivo, e é uma externalidades da pulsão de morte, quando a própria fonte de bondade é atacada e danificada, ou seja,  é dual na qual o sujeito inveja o objeto por obter alguma posse ou qualidade, pode fundir-se com a voracidade afim de extrair do objeto toda a bondade e esgota-lo por completo.  

11- A inveja opera principalmente por projeção, explique: 

A inveja opera principalmente por projeção pois baseia-se em objetos totais e em eliminar o rival (relação triangular), ao fundir-se com a voracidade visa esgotar inteiramente o objeto, temos como exemplo o bebê que danifica o seio da mãe mordendo, cuspindo e etc, sendo assim essa ação do bebê na verdade uma projeção de suas partes más e danificadas, quando está em ansiedade quanto ao seio. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (175.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com