TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Intervenção no contexto escolar e familiar

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 12

Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Intervenção no contexto escolar e familiar

Cátia Costa

Universidade Portucalense

2014


Resumo

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma perturbação comum na infância. As crianças com PHDA apresentam comportamentos desatentos, impulsivos e hiperativos com implicações ao nível do seu desenvolvimento, e que podem levar a um desajustamento académico e social. A intervenção é vital para atenuar estes sintomas e promover um desenvolvimento saudável.

O presente estudo teve como principal objetivo identificar formas de intervenção adequadas ao contexto escolar e familiar, para melhorar os níveis de aprendizagem e o comportamento de crianças com PHDA.

Conclui-se que o treino parental e de professores é fundamental para que estes agentes adquiram um melhor entendimento sobre as características da perturbação e sobre estratégias que possam ser adotadas, agindo assim em conformidade com as necessidades da criança. Algumas técnicas comportamentais também se tem revelado muito úteis para gerir o comportamento destas crianças na sala de aula.

Palavras-chave: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; Desenvolvimento; Comportamento; Intervenção; Infância;

Índice

Introdução   ………………………………………………………………………………. 4

Enquadramento Teórico  …………………………………………………………………. 6

Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção .............................................. 6

Implicações da PHDA em crianças ........................................................................ 7

Ao nível académico .................................................................................... 7

Ao nível social ............................................................................................ 9

Formas de intervenção ........................................................................................... 10

Intervenções no contexto escolar ............................................................... 10

Intervenções no contexto familiar ............................................................. 11

Conclusão .......................................................................................................................... 13

Referências ........................................................................................................................ 15


Introdução

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma perturbação neurocomportamental muito comum na infância e que afeta aproximadamente 3% a 7% das crianças em idades escolares (Barbosa, 2006 citado por Leal & Dias, 2010).

É caracterizada pela tríade sintomatológica, défice de atenção, impulsividade e hiperatividade, cuja manifestação diverge entre os contextos, e que afeta o funcionamento e o desenvolvimento psicossocial do indivíduo (American Psychiatric Association, 2013).

As crianças com PHDA apresentam frequentemente dificuldades de aprendizagem, de       realização e de socialização. Estas dificuldades são um fator de risco podendo levar a um baixo rendimento académico, ao abondo escolar, ao isolamento social e mesmo a um desajustamento na vida adulta.

Apesar desta perturbação não ter cura existem formas minimizar a manifestação dos sintomas (Lopes, 2004). Daí surge a necessidade de intervir nos diversos contextos em que a criança está inserida e de promover o seu desenvolvimento saudável. Os pais e professores como principais agentes educativos apresentam frequentemente dificuldades em lidar com estas crianças. O Psicólogo para além do acompanhamento direto com criança, poderá ter o importante papel de ajudar os pais e professores a um melhor entendimento desta perturbação e a adotarem estratégias de intervenção adequadas às necessidades destas crianças.

Dado estar a frequentar a licenciatura em Psicologia penso que este trabalho é de elevada pertinência para ter uma visão holística da problemática à volta da PHDA e das potencialidades no campo de atuação do Psicólogo. O principal objectivo reside em identificar formas de intervenção no contexto escolar e familiar, para melhorar os níveis de aprendizagem e comportamento de crianças com PHDA. Pretende-se também compreender as principais implicações da PHDA em crianças, ao nível social e académico, as dificuldades e necessidades sentidas pelos professores e familiares ao lidar com estas crianças, perceber qual a importância da intervenção e identificar algumas estratégias que podem ser adotadas.

Sendo assim o enquadramento teórico divide-se em três secções: na primeira são referidas as principais características da PHDA, na segunda as suas principais implicações ao nível académico e social, e por último alguns tipos de intervenção e estratégias referidas na literatura que podem ser utilizados no contexto escolar e familiar.


Enquadramento Teórico

Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção

Segundo o DSM-5, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma perturbação que se inicia na infância e cujas características essenciais são um padrão consistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que afeta o funcionamento e o desenvolvimento do indivíduo.

Muitos dos seus sintomas surgem antes dos 12 anos de idade e manifestam-se de diferentes formas em diversos contextos, como no escolar, familiar e laboral (American Psychiatric Association, 2013).

Os défices de atenção das crianças com PHDA refletem dificuldades em suster a atenção, em lembra-se das regras impostas e de resistir às distrações durante a realização de tarefas e atividades. Esta dimensão da perturbação poderá estar relacionada com problemas na função executiva associada à memoria de trabalho (Barkley, 1997 citado por Mash & Barkley, 2003). Os problemas de atenção acentuam-se principalmente em tarefas que exigem vigilância ou a manutenção contínua da atenção, embora também possam manifestar-se no decorrer de atividades lúdicas (Douglas, 1983 citado por Lopes, 2004). Muito pais e professores queixam-se que estas crianças parecem não prestar muita atenção, tem dificuldades em manter a concentração, distraem-se com facilidade e são desleixados, deixando muitas tarefas por cumprir (DuPaul et al., 1998 citado por Mash & Barkley, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (399.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com