TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo Escolar: Uma Elaboração Significativa?

Por:   •  13/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA – CEL 0374

Currículo Escolar: uma elaboração significativa?

JULIANA FAJARDO PEREIRA ANJOS

Matrícula: 201702046079

Campus: SULACAP

Rio de Janeiro

19 de novembro de 2019

[pic 3]

  1. OBJETIVOS

Nas últimas décadas, uma série de conhecimentos sobre as formas de organização do cotidiano das unidades de educação infantil foi se acumulando. A integração das creches e pré-escolas no sistema da educação formal atribuiu à educação infantil trabalhar com o conceito de currículo, articulando-o ao projeto pedagógico.

O objetvo deste relatório é analisar como o currículo escolar é efetivado no cotidiano educacional e a importância do preparo do professor das séries iniciais. Para isso, procurei observar o currículo escolar, na educação infantil, a partir da de seus principais eixos face ao desenvolvimento de uma criança de quatro anos. Busquei refletir, durante os meses de observação e acompanhamento, do meu filho que estuda no maternal II de uma creche-escola, sobre a importância e a abrangência do currículo escolar, no contexto formal e informal, para o desenvolvimento dos alunos com a mesma faixa etária.

  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica.Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, a proposta pedagógica pode ser comparada ao que o educador espanhol Manuel Álvarez chama de "uma pequena Constituição". Nem por isso ela deve ser encarada como um conjunto de normas rígidas, pois ao longo do ano letivo muitas ações podem ser revistas, ajustadas deee acordo com a nova realidade local. Elaborar esse documento é uma oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino. Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para Álvarez, o ideal é que o documento seja o resultado de uma reflexão coletiva.

Quando se trata da elaboração do currículo escolar para o público infantil, há que se considerar os seus eixos principais: a ludicidade por meio de brincadeiras e interações; a criança enquanto ser integral que se comunica com o mundo por meio do seu corpo, em experiências concretas em diferentes linguagens e com parceiros distintos; os princípios estéticos, políticos e éticos e a inseparabilidade entre educar e cuidar. Além disso, seis importantes direitos de aprendizagem para todos os pequenos devem ser garantidos, tais como: conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se.

O campo de aprendizagens que as crianças podem realizar na Educação Infantil é muito grande. As situações cotidianas criadas nas creches e pré-escolas podem ampliar as possibilidades das crianças viverem a infância e aprender a conviver, brincar e desenvolver projetos em grupo, expressar-se, comunicar-se, criar e reconhecer novas linguagens, ouvir e recontar histórias lidas, ter iniciativa para escolher uma atividade, cuidar de sua higiene e de sua organização pessoal, cuidar dos colegas que necessitam ajuda e do ambiente, compreender suas emoções e sua forma de reagir às situações, construir as primeiras hipóteses, por exemplo, o crescimento de algumas plantas que são por elas cuidadas, e formular um sentido de si mesmo.

Um bom currículo escolar deve considerar os valores que orientam a prática pedagógica, as necessidades e condições dos estudantes e, claro, o cotidiano escolar. A escola deve se ocupar da formação do indivíduo e estimular o desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Sabemos que a criança se desenvolve nas interações, nas relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais estão inseridas. O método utilizado para a reflexão proposta neste relatório foi a observação a partir da execução do projeto pedagógico proposto pela escola do meu filho, através das atividades enviadas para casa, exposições dos trabalhos na escola e, através do desenvolvimento de atividades lúdicas realizadas em casa como verificação da aprendizagem proposta pela escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (227.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com