TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPRESSÃO NA ADOLECENCIA: AS CAUSAS E CONSEQUENCIAS

Por:   •  2/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  3.622 Visualizações

Página 1 de 4

ILDOMARQUES COSTA SANTOS

RAIMARA COSTA SANTOS

SELMA SOUSA DA SILVA

DEPRESSÃO NA ADOLECENCIA: AS CAUSAS E CONSEQUENCIAS

Pré-projeto de pesquisa para obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Pesquisa, ministrada pelo professor Joseano Sobreira da Silva.

GRAJAÚ-MA

2015

Núcleo de Ensino Técnico Sinai

TEMA

DEPRESSÃO NA ADOLECÊNCIA: AS CAUSAS E CONSEQUENCIAS

INTRODUÇÃO

 A Depressão é uma doença crônica, recorrente, muitas vezes com alta concentração de casos na mesma família, que ocorre não só em adultos, mas também em crianças e adolescentes. O que caracteriza os quadros depressivos nessas faixas etárias é o estado de espírito persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações familiares, as amizades e o desempenho escolar.

 Percebe se que a depressão na adolescência não consiste apenas em maus humores e melancolia ocasional. A depressão é um problema sério com grande impacto na vida de um adolescente. Se não for tratada, a depressão poderá conduzir a problemas na escola e em casa, abuso de drogas, ódio por si mesmo e até tragédias irreversíveis como homicídios ou suicídios.

Os adolescentes enfrentam variadas pressões, desde as mudanças da puberdade a questões sobre quem são e onde pertencem. A transição de criança para adulto também pode trazer conflitos com os pais, na medida em que os adolescentes começam a exigir a sua independência.

Com todo este drama, nem sempre é fácil diferenciar entre depressão e estados de humor típicos da adolescência. Tornando as coisas ainda mais complicadas. Os adolescentes com depressão não aparentam necessariamente tristeza. Em alguns adolescentes deprimidos, são mais visíveis sintomas como irritabilidade, agressividade e raiva.

OBJETIVO GERAL

  • Identificar as principais características da depressão na adolescência analisando as causas e consequências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar as principais causas da depressão na adolescência;
  • Analisar os principais sinais da depressão na adolescência;
  • Conhecer os riscos da depressão na adolescência.

JUSTIFICATIVA

As principais causas da depressão na adolescência devem ser conhecidas para identificar e ajudar os adolescentes. Assim pode se perceber que a depressão é um mal que atinge um número considerável de adolescentes e cada vez mais se tenta descobrir as causas e as conseqüências da depressão que, quando graves, provocam suicídios entre os jovens ou grandes distúrbios familiares e de relacionamentos.

De acordo com Bahls e Bahls (2002)

Grande parte dos estudos sugerem componentes genéticos esalientam que a presença de depressão familiaraumenta o risco de depressão na infância ouadolescência em pelo menos três vezes.

Os fatores que contribuem para a depressão na adolescência são: Drogas ou alcoolismo, distúrbios hormonais, a história familiar de depressão (vulnerabilidades genéticas podem causar depressão), ser do sexo feminino (as mulheres são quase duas vezes mais suscetíveis que os homens a experiência depressão), estresse (por exemplo, por uma doença crônica, perda de namorada, perda de emprego, fracasso no vestibular), necessidade de sucesso ou perfeição, expectativas irreais sobre si mesmo ou sobre o mundo.

Nesta perspectiva, Jeammet e Corcos (2005) compreendem a depressão no adolescente como ofracasso do aparelho mental em gerir a situaçãopresente. Segundo os autores, o principal motivo deessa fragilidade psíquica se deixar revelar naadolescência é o fato de esse período representar areedição do processo de separação vivenciado pelosujeito nas suas relações primárias com a mãe. Oprocesso de separação/individuação na adolescência énecessário para que o sujeito consiga construir suaidentidade e assim conquistar a sua autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com