TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCURSIVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  12/6/2018  •  Dissertação  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  8.011 Visualizações

Página 1 de 2

DISCURSIVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO II

A entrevista de avaliação tem como “[...] objetivo essencial iniciar um diálogo entre que ajude o funcionário a aprimorar seu desempenho, fazendo com que seja um participante ativo na discussão. Tal participação está fortemente relacionada com a satisfação do funcionário com o feedback da avaliação” (BOHLANDER; SNELL, 2015, p. 366).

Ser avaliado geralmente preocupa. Isto porque desde pequenos, somos avaliados por nossos pais e familiares no ambiente familiar e posteriormente, na escola, por nossos professores. Porém, a palavra “avaliação” parece ter uma conotação negativa, carregando o estigma de bronca ou critica destrutiva. Para desmistificar este conceito carregado de representações negativas, podemos lançar mão de definições sobre as críticas construtivas e destrutivas.

Assim, com base nesta informação, simule um diálogo de uma situação de feedback entre um gestor e um colaborador, utilizando os dois tipos de critica: construtiva e destrutiva, pontuando os possíveis resultados de cada uma.

Resposta:

Exemplo de crítica construtiva

Gestor: Realizamos a escuta de seus atendimentos e identificamos que você possui uma escuta muito empática e dessa forma, consegue deixar o cliente mais calmo, isso ajuda com que resolva o problema do cliente. Isso é muito importante e faz com que o cliente fique satisfeito. Porém, o seu tempo de atendimento está muito alto, e faz com que a sua produtividade diminua, pois você atende menos pessoas. Como você analisa essa circunstância?

Colaborador: Levo muito tempo para fazer com que o cliente se acalme. Primeiramente tento escutar o argumento dele e me mostrar compreensivo com a situação e nesse meio tento procurar uma possível solução. Também é muito confuso encontrar as respostas no sistema de prontidão.

Possíveis resultados: Com o diálogo aberto entre as partes, pode-se estabelecer uma relação saudável, direta e respeitosa. O colaborador tendo maior vínculo com o gestor, sente-se mais seguro em tentar aumentar o seu desempenho, e o gestor, sabendo da causa do problema, pode ajudar o funcionário com treinamentos e em seu desenvolvimento pessoal e profissional conforme é requerido na empresa.

Exemplo de crítica destrutiva

Gestor: (falando no meio da operação) Atenda logo esse cliente, você está enrolando muito, é muito devagar para resolver o problema. Sua produtividade está deixando a desejar, seu colega de equipe já está em seu quinto atendimento enquanto você ainda está na primeira ligação, e ele disse que você só sobrecarrega o trabalho dele.

Colaborador: Então fala para o colega vir atender! Estou dando o meu máximo e você não consegue ver como é desgastante falar com esses clientes.

Possíveis resultados: A acusação e comparação de seu trabalho na frente de outras pessoas é desrespeitoso e ofensivo. Isso diminui ainda mais a produtividade e faz com que o colaborador perca a confiança e a motivação, além de despertar emoções negativas como raiva, medo e uma possível competição entre eles levando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com