TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão na Adolescência

Por:   •  2/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Depressão uma doença silenciosa     entre adolescentes.

 Muitos pais não levam os filhos aos psicólogos, pois acham que é atos típicos da adolescência.

Embora um ambiente desestruturado colabore, as crises depressivas são comuns na adolescência. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado recentemente, revela que a depressão é a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. O desafio é saber distinguir atitudes típicas dessa fase dos sinais da doença.

“Eu com a perda da minha mãe, comecei a me isolar, chorando a todo momento e para me acalmar, me cortava, colocava fogo em folhas de caderno, tomava remédios para dormir e me mordia” relato de uma menina de 15 anos, que vive com o pai que trabalha muito e mal fica em casa. Seu pai disse que na escola era uma excelente aluna, mas vem percebendo por ligações da diretora que as notas vem caindo muito.

 O psiquiatra, Leandro Matheus, que a atende na cidade de Mariana, Mg, disse que ela sofre depressão e transtorno de pânico, e que a idade dela o melhor foi a procura médica, para não gerar grandes problemas no futuro. A depressão foi considerada pela Organização Mundial da Saúde, como o “mal do século XXI”.

Tristeza normal x depressão  - como diferenciar, sintomas, tratamentos e causas

Se diagnosticar em casa sem ajuda médica não é a melhor forma de tratamento, diz estudos psicológicos. Muitos pais vendo as atitudes estranhas dos seus filhos, não sabem distinguir se é apenas coisa da adolescência ou se é depressão. Ficar triste é algo comum e passageiro, muitos adolescentes ficam triste por algum motivo, pensam se suicidar, param de comer e mesmo se diagnóstica com depressão, mas na verdade não. “Depressão é uma forma muito intensa e por períodos muito longos, que podem não ser apenas dias, mas sim meses e até mesmo anos e seus sintomas é bem específico,como isolamento, sono desregulado, sem vontade de viver, infeliz, entre outros. Tristeza pode ser um ato típico entre jovens que pode gerar depressão, por isso os pais tem que ficar alertas” relatou o estudante de psicologia, da Puc Minas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com