TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Social

Artigo: Desenvolvimento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Artigo  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento social

Como a criança precisa viver em situação social, o seu desenvolvimento social é um aspecto importante de seu crescimento total e deve ser um interesse fundamental dos professores. O desenvolvimento social está intimamente ligado ao emocional, como se pode notar através das implicações sociais de emoções como a cólera, o ciúme e o amor. Liga-se também diretamente às ideias de participação, aceitação social e auto-imagem.

O desenvolvimento social implica a capacidade para viver com os outros, e supõe a capacidade para viver consigo mesmo. Especificamente, trata-se de integrar as necessidades e intenções do indivíduo com as necessidades e as intenções do mundo social em que se vive. Neste sentido, o desenvolvimento social é mais ou menos equivalente a ajustamento pessoal e social, e liga-se diretamente à ideia de auto interesse.

Processo de socialização

O desenvolvimento social é um processo contínuo, através do qual a criança consegue adequação social. Neste processo existem dois aspectos complementares:

• A socialização que reflete a tentativa da sociedade para fazer com que a criança interiorize alguns de seus valores, regulamentos e costumes;

• A individualização, que se refere à tentativa da criança para manter parte da sua individualidade, enquanto, ao mesmo tempo, faz algumas concessões ao grupo, a fim de conseguir ser aceita por este.

Para manter-se, a sociedade precisa exigir certo grau de conformismo aos seus ideias e valores; todavia, embora a criança se conforme em alguns domínios, si o faz com relutância, e na medida em que verifica a vantagem disso, a fim de satisfazer às suas necessidades.

Existem grandes diferenças no desenvolvimento social de diferentes crianças, até na mesma família. Tais diferenças podem ser explicadas a partir da hereditariedade e do ambiente, mas há grandes divergências quanto à relativa contribuição de cada um desses fatores. Outra diferença é que o desenvolvimento social é fundamentalmente resultante de influência ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com