TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional

Por:   •  11/3/2018  •  Artigo  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas se organizam de diferentes formas para alcançar os melhores resultados em seus projetos. Neste cenário, em que os serviços de consultoria estão sendo requisitados com maior frequência, ganha destaque a organização que conhece melhor seu funcionamento e cria suas próprias estratégias para se aprimorar no mercado.

Fazer um diagnóstico organizacional é o primeiro passo para avaliar o potencial que uma empresa possui e determinar as mudanças que serão necessárias ao longo do percurso, além de definir melhor uma cultura organizacional, mapear as fontes de conflito e prever as possíveis situações que possam comprometer o desenvolvimento da organização. A principal finalidade de um diagnóstico é levantar informações, para que ações e projetos sejam utilizados nos diversos setores empresariais.

Em outras palavras, fazer um diagnóstico é investigar se o funcionamento da sua empresa está satisfatório. Para isso é necessário criar estratégias que motivem a comunicação entre seus colaboradores, afinal, eles são os responsáveis pelo desenvolvimento de toda a organização. Este convite deve ser realizado por meio de entrevistas coletivas ou individuais, workshops, encontros em grupos, reuniões de trabalho, entre outras atividades. É essencial que o gestor promova pesquisas de clima, satisfação e motivação, para coletar dados que informem o relacionamento que o funcionário possui com a empresa.

Para facilitar o diagnóstico, faça um planejamento das etapas que deverão ser concretizadas, como no modelo a seguir:

  • Levante as informações: Esta ação é realizada por meio de pesquisas em plataformas diferenciadas (sites ou impressos), ou até mesmo por meio de conversas coletivas ou individuais.
  • Analise as informações: É necessário analisar todas as informações coletadas, sejam elas positivas ou negativas. Para mensurar, faça um registro em forma de slides, gráficos ou planilhas.
  • Identifique os problemas: Determine quais são os sintomas, as causas e as consequências que estes problemas provocam em sua empresa.
  • Crie um Plano de Ação: Crie estratégias para solucionar este conflito, ações que são capazes que reverter este quadro e oferecer resultados satisfatórios. Esta intervenção pode ser sugerida pelos gestores ou colaboradores.
  • Faça follow up: Acompanhe o desenvolvimento das novas estratégias para detectar se as ações sugeridas foram as melhores.

Perceba que a participação dos colaboradores é a parte mais importante do diagnóstico, por isso é necessário que a empresa seja a mais clara e objetiva possível, para que cada trabalhador saiba exatamente como opinar. Esse processo é muito importante, já que as pessoas só permitem mudanças quando acreditam que seus interesses também estejam sendo promovidos. Então, sempre estabeleça uma relação de confiança!

Mas quando é necessário fazer um diagnóstico organizacional? Como reconhecer uma situação de conflito? Existem situações determinantes que nos avisam que nossa empresa precisa ser avaliada para gerir novos resultados.

Se sua organização adicionar novas práticas de gestão, ou se ocorrer mudanças na estruturação que demande maior engajamento da equipe, é necessário começar a pensar em um diagnóstico. Como também em situações em que colaboradores eficientes estão muito tempo em um determinado cargo ou há grande dificuldade de comunicação ou alinhamento de estratégias entre sua equipe. O diagnóstico também é preciso quando percebe-se que os funcionários estão insatisfeitos ou desmotivados, o que afeta a própria produtividade, comprometendo as metas almejadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com