TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSTORNOS OU DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

TRANSTORNOS OU DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

O desenvolvimento educacional está ligado à vários fatores. Quando jovens e crianças não estão indo bem ou tem alguma dificuldade em seu cotidiano escolar, é importante saber identificar a origem do problema. Alunos que obtém notas boas, não necessariamente, terão um melhor desenvolvimento na escola. Às vezes, podem desenvolver dificuldade de relacionamento com os colegas de classe, impossibilitando uma boa convivência no ambiente escolar.

É de grande importância o acompanhamento de um profissional preparado para fazer o diagnóstico, através dos sintomas que o aluno apresenta. Muitas vezes, após vários exames apontando normalidade na saúde do aluno, após ser descartado qualquer transtorno de aprendizagem que podem ser clinicamente diagnosticáveis, existem casos em que o aluno, apesar de saudável, não demonstra melhora em seu comportamento.  Pensando por esse aspecto, podemos apontar dois fatores desencadeadores dos problemas educacionais: os fatores internos e os fatores externos. Sendo o segundo, o que não pode ser diagnosticado por exames clínicos como os mencionados anteriormente não podendo ser identificados em uma ressonância magnética, por exemplo. Quando tudo em seu desenvolvimento neuronal está indo bem, algo externo pode estar desarmônico na vida desse educando. É algo que a criança absorve em sua vivência social e que se reflete em seu desempenho escolar.

Quando pensamos nas questões sociais como sendo a motivadora do problema, podemos buscar a origem do mesmo nas relações com os colegas de classe, por conta de situações provocadas pelo bullying, por exemplo. Ou, por outro lado, podemos encontrar a origem nas relações familiares. Dificuldades na relação com os pais, uma separação, ou caso de morte na família, podem trazer um grande desequilíbrio no comportamento do aluno. Neste caso, o aluno se enquadra num caso de dificuldade de aprendizagem. O aluno pode também, não se identificar com o professor ou com a metodologia do ensino que é aplicada em sua escola.

Um ponto relevante a ser ressaltado é que muitos alunos são medicados sem a real necessidade, por conta de erros no diagnóstico. Um exemplo disso é quando esse aluno se comporta de forma desinteressada dentro da sala de aula, motivado por um problema dentro do seu núcleo familiar, e seu comportamento é entendido como um transtorno de défit de atenção.

O diagnosticar corretamente e entender o que se passa na vida do aluno que demonstra dificuldade de aprendizagem, pode ser determinante para que este possa ter um desenvolvimento educacional saudável promovendo assim, uma formação escolar de qualidade.  

FILME: NUMA ESCOLA EM HAVANA.

O filme retrata a história de um menino que tem dificuldade de aprendizagem. Ele não consegue ter um bom relacionamento com os colegas de classe devido os problemas que vivencia diariamente em sua casa. Sua mãe é alcoólatra, e o seu padrasto trabalha numa rinha de cães e o obriga a ajudá-lo no serviço. Devido esse panorâma problemático, o menino se revela agressivo. Sua professora, o repreende de forma contida demonstrando empatia pela criança, se perguntando qual a motivação para tal comportamento.

Ela não se cansa e, mesmo com a saúde debilitada procura a família do menino para investigar a origem do problema.

Conversa com a mãe e com o padrasto do menino e logo encontra o que procurava: a razão para a dificuldade de aprendizagem. Tenta orientar o aluno, tentando ajudá-lo a conviver com os colegas. Foi a primeira pessoa que lhe deu carinho e se propôs a ouvi-lo. Para isso, teve que ir contra a escola inteira, contra os outros professores e contra diretora da escola. Dialogou por meio de vários argumentos para que o aluno não fosse expulso da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com