TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ[pic 1]

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE PSICOLOGIA

Psicofarmacologia

2a Avaliação - 2o Caso Clínico

Nomes: Carmen Lopes da Costa, Henrique Menezes Bortolott, Mayara Tonet Teixeira, Natalia Franco Guimarães (turma A, manhã)

Jucélia, 40 anos, casada, natural de Araucária e reside em Curitiba desde que casou, há quase 20 anos, é auxiliar administrativa, e procura auxílio médico devido a cefaleias crônicas migrainosas. Ela relata que aproximadamente uma vez por mês tem uma cefalia unilateral intensa, associada a náuseas e fotofobia extrema. A cefaleia, se não for tratada, dura o dia inteiro. Ela consegue relativo sucesso com o uso de Vicodil® , mas em geral está nauseada para poder tomar o medicamento. Mas quando consegue tolerá-lo, tem de dormir por várias horas. Portanto, uma vez no mês ela perde o dia de trabalho. Não tem outra história clínica significativa e não toma medicamentos regularmente. O exame clínico não demonstrou nada de anormal. O médico decidiu prescrever Imigran® 50 mg, para ela tentar na próxima ocorrência de cefaleia migrainosa.

Futuros episódios de cefaleia foram controlados pelo medicamento, deixando de perder um dia de trabalho. Houve significativa melhora na produtividade e observou melhora no ambiente de trabalho.

Algum tempo mais tarde, procura um psiquiatra devido a sintomas depressivos, o médico não fica conhecendo a história clínica pregressa de Jucélia e nem que uma vez ao mês faz uso de Imigran®, e prescreve Daforin, 20 mg/dia. Foi tudo bem até a próxima cefaleia migrainosa, quando apresentou agitação, espasmos musculares, elevação da temperatura corporal (39,7oC – medida no pronto-socorro), taquicardia e hipertensão.

QUESTÕES

  1. Qual o local de ação e descreva a farmacodinâmica do fármaco do Imigran®.

A sumatriptana é um agonista seletivo vascular do receptor 5-hidroxitriptamina-1- (5-HT1D), sem efeito em outros subtipos de receptores 5-HT (5-HT 2-7). O receptor vascular 5 HT1D é encontrado predominantemente nos vasos sanguíneos cranianos e regulam a vasoconstrição.  (Bula: IMIGRAN: succinato de sumatriptan).

  1. Qual é o efeito deste fármaco que explica o seu efeito na terapia da cefalia migrainosa?

Como os sintomas de enxaqueca podem ser causados por uma dilatação ou inchaço dos vasos sanguíneos da cabeça, sua atuação é através da redução desse inchaço. A Succinato de Sumatriptana (substância ativa) é um agonista seletivo vascular do receptor 5-HT1D (sem efeito em outros subtipos de receptores 5-HT), que é encontrado predominantemente nos vasos sanguíneos cranianos e regulam a vasoconstrição. O fármaco então provoca constrição seletiva da circulação arterial da carótida, que fornece sangue para os tecidos extracranianos e intracranianos, como as meninges. Além disto, evidências experimentais sugerem que a Succinato de Sumatriptana (substância ativa) inibe a atividade do nervo trigêmeo, o que pode contribuir para sua ação antienxaqueca. (Bula: IMIGRAN: succinato de sumatriptan).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (92.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com