TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Saúde e Ciências da Vida Curso de Psicologia

Por:   •  28/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 6

                     Universidade Católica de Pernambuco        [pic 1]

                     Escola de Saúde e Ciências da Vida

                                 Curso de Psicologia

JENIFFER CRUZ DE OLIVEIRA

PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

RECIFE, AGOSTO/2023

JENIFFER CRUZ DE OLIVEIRA

PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Plano de estágio elaborado como pré-requisito para o cumprimento das atividades na disciplina Estágio Profissionalizante.

SUPERVISOR(A):

Psicóloga: Juliana Souza

RECIFE, AGOSTO/2023

  1. IDENTIFICAÇÃO

NOME: Rayane Carneiro do Nascimento

Estágio em: Clínica Cognitivo-Comportamental

Local: Clínica de Psicologia da Católica

Data de início: 13/02/2023

Previsão de término: Dez/2023

Total de horas previstas: 480 horas (240 ESTÁGIO I e 240 ESTÀGIO II)

Carga horária semanal: 20 horas

Supervisora: Prof. Dr. Paulo de Tarso de A. Melo

CRP: 02/13928

  1. JUSTIFICATIVA E INTRODUÇÃO

A princípio meu estágio não seria na Clínica da universidade, pois estava inserida no contexto de um estágio Não-obrigatório que me oportunizou experiências boas. Uma clínica que trabalha em um contexto de desenvolvimento infantil para crianças com TEA, TDAH, Síndrome de Down etc; experiências essas, que me fizeram querer vivenciá-las também em meu estágio Obrigatório caso fosse possível.

         Porém, não foi o que aconteceu. Logo, me matriculei para o estágio da Clínica da universidade, que mesmo não sendo minha primeira escolha, sempre tinha dentro de mim que seria uma experiência muito rica devido a tudo que aprendi no período anterior,  e agora me sinto ainda mais feliz porque irá me aproximar ainda mais da minha prática na atuação direta da abordagem escolhida, o que me trás ainda mais expectativas para tudo que irei construir de forma individual e coletiva nessa construção.        

Minha escolha para para a abordagem Terapia-Cognitivo-Comportamental, se deu através do desejo pela área da neuropsicologia, área esta que sempre me despertou curiosidade principalmente no âmbito da Reabilitação Cognitiva, por também ver que esta é caracterizada a uma estruturação, o que estabelece sua ênfase nos vários transtornos que emergem em tempos atuais.

A  Terapia  Cognitivo  Comportamental  (TCC)  está  entre  as  abordagens  que  demonstram maior  efetividade  no  tratamento  de  diversas  psicopatologias,  tais  como  o  Transtorno  Depressivo Maior (TDM). Por ter uma importante base psicoeducacional, a TCC oferece aos pacientes o benefício de aprender a identificar padrões cognitivos e comportamentais, permitindo mudanças gradativas e duradouras, tornando-os mais autônomos e melhorando a qualidade de vida. (MORELI et al. 2020, p.75)

        A Terapia Cognitivo-comportamental, é uma abordagem que faz muito sentido para mim enquanto ser humano e estudante de psicologia, e consequentemente na atuação como profissional na área em toda a minha prática, o que me dá bastante credibilidade por ter o seu embasamento científico amplo, e que me faz refletir que não é simplesmente uma teoria de alguém que pensou sobre as fases da vida, sintomas, pelo contrário, na Terapia cognitivo comportamental temos isso testado através do funcionamento cerebral, do mapeamento cerebral, dos transtornos e sintomas.

         Por se tratar de trabalhar com o comportamento, a TCC também tem uma importante base psicoeducacional, o que me deixou bastante interessada, pois, é através da psicoeducação, que permitimos  que o cliente tenha o conhecimento e aprendizagem do seu processo terapêutico de forma que tanto o terapeuta tenha uma postura ativa nesse processo, como também o cliente, ou seja, é um processo que se dá através do  empirismo colaborativo. Isso nos diz respeito também, que não é a terapia que muda, e sim, o que o indivíduo fará com as ferramentas adquiridas nas sessões.

         Faz-se necessário a racionalização das emoções nas sessões terapêuticas, bem como, para a psicoeducação que se utiliza-se para além dos encontros na sessão, o que contribui para alcance dos objetivos no processo terapêutico para com o cliente, bem como, de forma estratégica e concreta, por ter também seus estudos baseados em evidências.

        Podemos considerar também que a terapia cognitivo comportamental desenvolvida por Aaron. T. Beck (1921), na universidade da Pensilvânia no início da década de 60 a qual denominou originalmente “terapia cognitiva”, é caracterizada como uma psicoterapia breve, estruturada e orientada para o presente. Inicialmente foi direcionada aos pacientes com depressão, a resolver os problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais destes sujeitos (BECK, 2013).

        Algo que me chamou atenção também na abordagem escolhida, é que a TCC compreende que as emoções, comportamentos, e a fisiologia são influenciados de certa forma por nossas avaliações e interpretações nas nossas vivências. Beck (2013, p. 50) afirma que “a terapia cognitivo-comportamental está baseada no modelo cognitivo, o qual parte da hipótese de  que as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções  que ela tem dos eventos”.

Meu  interesse para trabalhar na clínica é com crianças e adultos como também, me sinto aberta para vivenciar experiências  com adolescentes e idosos, desejo ter experiência nessas fases de vida, pois, diante das suas vivências de alguma forma tendem a  externar  algumas inquietações que permeiam e emergem em sua existência enquanto ser humano.  Será através da compreensão dos seus casos especificamente, da base psicoeducacional na psicoterapia, entendendo-os como seres biopsicossociais como suas especificidades e objetivos, que será possível as intervenções cabíveis para trabalharmos juntos dentro da perspectiva que me respaldará em minha prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (247.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com