TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO PSICOLOGIA

Por:   •  16/4/2015  •  Abstract  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Estudo dirigido de Clínica da Psicose. 2015/2

Texto: Psicose: uma estrutura clínica. Valor:  10 pontos

Prof.ª Andréa Franco Milagres.

Aluno:  Maria Helena Teixeira Godim

Responda:

  1. Formule um conceito sobre o Complexo de Édipo a partir da leitura deste texto.

O Édipo é a armadura significante mínima que condiciona a entrada do sujeito no mundo simbólico. E é a partir da ordem simbólica que se deve pensar a questão da psicose.

  1. Explique sobre os três tempos do Édipo delimitando os principais acontecimentos em cada um dos tempos.

1º Tempo – a mãe representa para a criança um Outro absoluto, sim lei. Se a criança jubila, é porque ela responde de um lugar de objeto de desejo da mãe. Nesse tempo ocorre o estágio do espelho onde ocorre uma construção lógica à qual corresponde à formação por intermédio da imagem do outro.

2º Tempo – Corresponde à inauguração da simbolização jogo de carretel, do fort-da, em que a criança repete ludicamente o desaparecimento e o aparecimento da mãe. A relação da criança com a mãe deixa de ser imediata e se torna mediada pela linguagem.

3º Tempo – Declínio do complexo de Édipo, em que o garoto passa da posição inicial de ser falo à posição de ter o falo, podendo dar significação ao seu pênis.

  1. Conceitue a foraclusão do Nome-do-pai.

A foraclusão do nome do pai implica a atravessia da epopeia edipiana, uma vez que o sujeito não e submetido à castração simbólica, não havendo possibilidade de a significação fálica adri. A não inclusão do nome do pai (significante) no Outro acarreta os distúrbios de linguagem e, em particular a alucinação.

  1. Cite e explique os distúrbios de linguagem.  (fenômenos de código e de mensagem).

Fenomeno de código

1-Os neologismos – não apenas a forma das palavras novas, mas também de emprego, isto é, palavras do código empregadas de forma particular.

2-Fenomenos em que o vazio da significação predomina, ou seja, em que o significante aparece monotonamente sem sentido algum.

3-A intuição – que é um efeito de significante em que o vazio linguístico da significação é substituído por uma certeza.

Dentre os fenômenos de mensagem, Lacan destaca as mensagens interrompidas que revelam a quebra de cadeias significantes. Trata-se da alucinação de um começo da fase que o sujeito que completar conferindo-lhe sentido.

  1. Como é o Outro na psicose?

Na psicose o Outro:

  1. “Se a foraclusão do Nome-do-Pai é a condição que essencial à estrutura psicótica, ou seja, aquilo que já está aí, como se pode explicar que haja psicóticos que jamais descompensam? Como se mantêm na existência?” (1 ponto)
  2. Fale sobre Schreber e qual “a situação” que desencadeia sua psicose. (1 ponto)
  3. Explique como se estruturava o delírio de Schreber (1º tempo: fase esquizofrênica, 2º tempo: mulher divina). ( 1 ponto)
  4. Explique o que é o empuxe-à-mulher. (1 ponto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com