TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Psicologia do Desenvolvimento e Práticas Integrativas II

Por:   •  19/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

 Psicologia do Desenvolvimento e Práticas Integrativas II

Estudo Dirigido

1 – Quais aspectos influenciam o efeito das Substâncias Psicoativas (SPA) no corpo humano?

O padrão de uso , a quantidade e o grau de pureza.

2 - Quais são os tipos de padrão de uso de Substâncias Psicoativas (SPA)

O uso ocasional ou controlado (social), o abusivo ou nocivo (encaminhamento pro problema) e o compulsivo (já não se consegue parar de usar). E ainda temos o binge drinking, que é um consumo nocivo eventual de álcool, com exagero de consumo e perigo para si e para o outro.

3 – Defina interseccionalidade.

É a compreensão de que existem vários preconceitos e várias formas de discriminação , e essas formas se sobrepoem em relação a um grupo. Uma pessoa pode sofrer vários tipos de preconceito pelos variados grupos aos quais pertencem. Um exemplo, uma mulher negra lésbica, vai sofrer preconceito porque é mulher, porque é negra e porque é lésbica

4 – O que significa dizer que a satisfação conjugal no casamento segue uma curva em forma de U?

Significa que quando se casa a pessoa tem um nível alto de satisfação conjugal, e à medida que o tempo passa, esse nível vai caindo. No entanto, quando se chega próximo a terceira idade essa satisfação começa a crescer novamente.

 5 – Diferencie envelhecimento somático de envelhecimento psíquico.

O envelhecimento somático é o decorrente do passar dos anos, do efeito do tempo sobre o organismo. Já o envelhecimento psíquico é o psicológico, relacionados ao social, ao acúmulo de experiências.

6 – Discorra sobre a teoria do afastamento em idosos.

Existe uma tendência de pessoas idosas ao afastamento e desengajamento dos papéis sociais e atividades da vida adulta, se voltando mais para si. Obviamente, isso não é natural, na realidade é imposto cultural e socialmente.

7 – Discorra sobre os tipos de envelhecimento.

Existem 3 tipos de envelhecimento, o primário, o secundário e o terciário. O primário é o natural, a pessoa já começa a envelhecer a partir do nascimento. O secundário é relacionado a alguma doença que o ser humano tem, que pode acelerar o envelhecimento ( patológico, lesões em geral, câncer, etc).Por fim, o terciário é devido à doenças relacionadas à idade, como perdas cognitivas e patologias próprias da idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com