TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Psicologia S.ocial

Por:   •  14/10/2016  •  Abstract  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 9

1] Defina Psicologia Social ?

A psicologia social e o estudo dos processos psicologicos individuais relacionados a situação social, tudo o que eu aprendo depende da interação social, um exemplo disso e o pre conceito, o ser humano não nasce com esse pre conceito, porem a sociedade ensina para esse ser humano a partir das interações.

2] Explique a seguinte definição de PsicologiaSocial: “Estudo Científico de como pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas são influenciados pela presença real ou imaginária de outras” .

3] Qual é o objeto de estudo da psicologia social ? De exemplos de alguns temas que interessam.

Entender a relação do ser humano com a sua cultura, entender o quanto a cultura pode modificar o comportamento das pessoas, entender os processos de interações sociais, entender como algumas pessoas influênciam as outras, entender os processos cognitivos e afetivos gerados pelas interações, estudar o impacto e influência que as interações tem sobre os indivíduos.

4] O que faz um psicologo social ? Em que areas da psicologia ele atua ?

O psicologo social pode atuar em qualquer contexto, seja empresarial, escolar, etc. Ele tenta entender o sujeito dentro de suas pespectivas históricas, dentro do contexto que esse sujeito está inserido, sem fazer julgamentos antes de analisar o sujeito.

5] A psicologia social e importante para quem vai atuar na clinica, nas empresas, ou na psicologia escolar ? Por que ?

Sim, porque o psicologo quando vai avaliar um paciente ele precisa entender que esse paciente esta inserido em um contexto, e que esse contexto influencia seu paciente, na forma de pensar e agir, ele precisa enchergar o paciente com um olhar de integralidade para não fazer julgamentos previos.

6] Quais são as metodologias de pesquisa usadas pela psicologia social ?

Metodo experimental, entrevistas, levantamentos, observação, correlação, análise de conteúdo.

7] Como a psicologia social se origina ? Quais os principais marcos do seu desenvolvimento ?

8] Qual a influência do positivismo na constituição da psicologia social ?

9] Qual a influência de Marx na constituição da psicologia social ?

10] Ao final da década de 1960, surgem inúmeras críticas aos rumos da Psicologia Social, na França e na Inglaterra.Que críticas foram essas?

11] Discuta a especificidade da Psicologia Social na América Latina que foi se constituindo a partir da década de 1970.

12] Explique as duas perspectivas – Pragmática e Fenomenológica da P S.

13] "Temos a tendencia de subestimar o poder da influencia social em favor dos traços de personalidade", dê um exemplo a partir das suas experiências que confirme essa frase.

Sim, em alguns casos podemos observar que pessoas se comportam de uma forma contraria a sua personalidade, principalmente quando estão em grupos, muitas vezes esse comportamento serve para ser aceito no grupo, ou não ser diferente do grupo, gerando assim um bem estar na pessoa.

14] Quando falamos em percepção social nos refirimos ao estudo da maneira como formamos impressoes sobre outras pessoas e fazemosinferências sobre elas. Aponte as principais fontes de informção da percepção social.

A percepçaõ social e a maneira como formamos impressões sobre as outras pessoas e fazemos inferências sobre elas. Isso nos ajuda a compreender e prognosticar seus mundos socias. Temos 2 componentes importantes para isso.

Sensação: que depende de fatores biologicos sensoriais

percepção: e individual, cada indivíduo interpreta o que vê e o que sente de uma maneira individual

15] A comunicação pode se dar de modo verbal ou não verbal. Aponte os principais usos da linguagem não verbal.

A linguagem não verbal é usada para codificar ou expressar emoções, transmitir atitudes, comunicar traços de personalidade e facilitar e organizar a fala.

16] Quais são as emoções primárias? Por que se denominam assim?

Raiva, nojo, medo, surpresa, alegria, tristeza.  Se denominam porque são expressas do mesmo modo em todo o mundo.

17] Quando falamos que uma emoção é universal, podemos dizer que sua expressão não sofre nenhum tipo de influência cultural? Justifique sua resposta.

Mesmo as emoções que são universaism, ou seja, expressadas em todos os lugares do mundo, podemos observar que existem regras culturais nas suas manifestação, ou seja a cultura influência também na forma de manifestação das emoções universais.

18] O que são as chamadas Teorias implicitas de personalidade ?

Essa teoria tem o conceito de que o ser humano faz inferência sobre a personalidade de uma pessoa após saber algo sobre ela, estendendo assim características simililares.

19] Por que usamos heurística no processo de percepção social?

Porque a heirística é uma regra em que reformulamos um problema e o transformamos em um mais simples, que pode ser resolvido facilmente, quase que automaticamente, ou seja, é uma espécie de truque que a mente usa para facilitar as tomadas de decisões.

20] Explique como funcionam os atalhos mentais [ou heurísticas] - da acessibilidade ou disponibilidade; prontidão; representativa ou de julgamento;relacionada ao afeto.

Heurística da acessibilidade ou disponibilidade [ diz respeito a experiências passadas]

 Heurística da prontidão [ diz respeito a experiência recente]

 Heurística representativa ou de julgamento [ diz respeito a similaridade ]

Heurística relacionada ao afeto [ diz respeito a fatores emocionais]

21] A percepção das pessoas está sujeita a uma série de distorções e ilusões. Explique-as [Estereótipos;Efeito de Halo; Percepção seletiva; Efeito Contraste;Projeção].

22] Descreva a “Teoria da Atribuição de Causalidade” proposta por Fritz Heider – externa e interna.

A teoria da atribuição de causalidade sugere que, quando observamos o comportamento de alguém, tentamos descobrir por que pessoas agem, a fim de identificar  os sentimentos e traços por trás de suas ações, ou seja, ATRIBUIR A CAUSA, se é EXTERNA [situacional] ou INTERNA [controlada pelo indivíduo].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com