TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  14/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.313 Palavras (18 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO UNIDADE AMERICANA

CURSO DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS

Michele Cristina Soares                140000931

Americana

2017


CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO UNIDADE AMERICANA

CURSO DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS

Relatório apresentado à Centro Universitário Salesiano de Americana como exigência da disciplina Estágio Supervisionado Curricular.

Orientador de Estágio: Prof. Mestre Ariane Vicinança Fornasin

Michele Cristina Soares                                        140000931

Americana

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................................... 1

1 A INSTITUIÇÃO E O ESTÁGIO ........................................................ 2

  1. Histórico da instituição ...................................................................... 3
  2. Descrição da área onde será realizado o estágio ................................ 3

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ....................................................... 4

RELATO DE ATIVIDADES ................................................................... 12

REFERÊNCIA


INTRODUÇÃO

O relatório aqui apresentado visa detalhar o estágio profissionalizante, que está sendo realizado na Rede de Supermercados Pague Menos no setor de Recursos Humanos. Uma empresa de médio porte, onde o setor de recursos humanos é dividido em setores específicos (recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários). A rede de supermercados Pague Menos teve início com lojas pequenas, que com o tempo foi expandindo. Durante as 20 horas do estágio, foram observados os processos de recrutamento e seleção, com triagem de currículos, organização de entrevistas, processos seletivos. Os colaboradores atuantes no setor de Recursos Humanos da organização recebem solicitações para que possam atender variadas necessidades dos outros colaboradores, como emocionais, intelectuais, econômicas, entre outros.

  1. A INSTITUIÇÃO E O ESTÁGIO

O estágio está sendo realizado na empresa supermercados Pague Menos comércio de produtos alimentícios, mais especificamente no setor de Recursos Humanos. Uma empresa com setor organizado, que há uma divisão de específicas funções como: recrutamento e seleção, cargos e salários e treinamento e desenvolvimento, foi observado um pouco de cada setor. A filial loja 14 encontra-se na Avenida Ampélio Gazetta, 1800, na cidade de Nova Odessa, onde se localiza o setor de recursos humanos, que possui 8 colaboradores responsáveis pelo setor e suas funções. A rede possui 25 lojas, com horários de funcionamento de segunda a sexta das 8:00 ás 22:00, de sábado das 8:00 ás 21:00, e aos domingos das 8:00 ás 20:00, exceto algumas lojas que tem horários diferenciados aos domingos. A empresa tem seu lema de missão, visão e valores que são: Missão - Ser imbatível nas promoções, ofertando produtos de qualidade buscando excelência na prestação e serviços e no atendimento ao cliente. Desenvolver os colaboradores e reconhecer o seu desempenho profissional, para assim executar de forma padronizada aos procedimentos que garantem a qualidade e a sustentabilidade. Visão - Ser empresa reconhecida como a melhor rede de varejo supermercadista do estado de São Paulo, por respeitar e satisfazer os clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e o meio ambiente. Valores - Ética, Confiança, Comprometimento, Honestidade, Disciplina.

O estágio se dará em um período de duas horas e meia semanais, totalizando assim ao final vinte horas. Nesta primeira etapa, a estagiária desenvolveu somente a observação, começando pela função de recrutamento e seleção, a fim de levantar as necessidades do local.

1.1 Histórico da instituição

 A trajetória da Rede Supermercados Pague Menos teve início com um projeto dos irmãos Santichio, com um pequeno mercado de bairro, localizado no bairro Jardim São Paulo, em Americana. Dizem que a vocação para o negócio logo contribuiu para a expansão da empresa. A cada ano, um novo projeto era realizado. Segundo os irmãos Santichio, buscaram sempre atender a toda a população com ofertas, produtos bem variados, preços baixos, e o futuro da empresa só aumentava. Pessoas especializadas em varejo foram entrando no quadro de funcionários Pague Menos para buscar modernidade e a marca ficando conhecida. Atualmente são 23 lojas em 14 municípios (Americana, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Nova Odessa, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d' Oeste, São Pedro, Sumaré e Tietê), Além do Centro de distribuição, Centro administrativo e Auto Posto.

  1. Descrição da área onde será realizado o estágio

 A empresa funciona com a seguinte estrutura física: atualmente no centro de administração, onde está sendo realizado o estágio (Avenida Ampélio Gazetta 1800- Jardim Santa RosaNova Odessa- SP),. o pessoal do setor de recursos humanos trabalha em uma sala bem grande, 4 onde cada um ocupa suas funções que são: recrutamento e seleção, cargos e salários e treinamento e desenvolvimento. Na mesma sala encontramos também o pessoal de departamento pessoal e segurança do trabalho. São várias mesas com divisórias, dois banheiros, um feminino e outro masculino, uma copa, com pia, microondas e geladeira. Todos trabalham em horário administrativo das 7:00 ás 17:00. No setor de recursos humanos eles trabalham em um grupo de 8 colaboradores que são: duas pessoas pra cargos e salários, três pessoas em treinamento e desenvolvimento e duas para recrutamento e seleção. Uma pessoa é coordenadora do setor e outra, gerente. Então, a hierarquia dentro do setor de recursos humanos é organizada da seguinte maneira: analista de RH júnior, analista de RH pleno, analista de RH sênior, coordenadora de RH e gerente de RH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com