TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Ensino Aprendizagem

Artigos Científicos: Educaçao Ensino Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

1. Construa um quadro demonstrativo das várias concepções que o texto apresenta, apresentando suas principais características.

O Ensino antigamente era diferente, tudo o que eles aprendiam na escola não serviam muito porque quando voltavam para o campo ,eles não sabiam mais sobreviver , já não eram mais guerreiros ,não sabiam caçar não suportava o frio , contudo eles eram agradecidos pela oportunidade que tinham com a educação que era lhe oferecida, e achavam que já sabiam o suficiente que ate se ofereciam para ensinar os jovens tudo o que eles sabiam para que eles se tornassem homens.

2. Caracterize educação e escolarização, justificando suas diferenças.

Educação é o processo adquirido na família, na comunidade, e na própria escola. É um fenômeno social que cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos preparando-as para a participação ativa em suas necessidade seja ela econômica, social e politica .A ação educativa influencia os indivíduos que assimilam experiência , valores e crenças, modo de agir ,técnicas e costumes que muitas gerações era recuado em svivencia diária. A Educação conceitua em dois sentidos o amplo e o sentido estrito existe no meio social e ocorre em instituições especificas seja escola ou não.

Escolarização se dá na escola, nos diversos níveis de ensino, educação é tudo, mas escolaridade às vezes não nos diz muito, mas não há nada que nos impeça de ter uma boa formação acadêmica excelente de ser uma pessoa extremante educada. A diferença básica entre educação e escolarização esta na postura diária e ate no ato de agradecer ou simplesmente no bom dia que diz.

3. Conceitue ensino-aprendizagem. O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”. Processos constituídos por comportamentos complexos e difíceis de perceber. Principalmente por serem constituídos por múltiplos componentes em interação. Os próprios comportamentos são passíveis de percepção e de definição científica a partir da identificação dos seus componentes e das interações que estabelecem entre si, os quais constituem os fenômenos que recebem os nomes de “ensinar” e de “aprender”. A interdependência dos dois conceitos é fundamental para entender o que acontece sob esses nomes. Sua percepção e entendimento constitui algo crucial para o desenvolvimento de qualquer trabalho de aprendizagem, de educação ou de ensino.

4. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

Atualmente, busca-se criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno, ensinar, descobrir interesses, gostos, necessidades e problema do aluno , no qual pode se escolher conteúdo, técnicas e estratégicas provendo materiais e ambientes adequados para o estudo. De acordo com o conceito etimológico ensinar é colocar, gravar as ideias na cabeça do aluno, desse conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com