TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista: CLASSIFICAÇÃO QUANTO AOS OBJETIVOS

Por:   •  21/8/2016  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  1.703 Visualizações

Página 1 de 2

“As entrevistas semi-estruturadas são assim denominadas porque o entrevistador tem clareza de seus objetivos, de que tipo de informação é necessária para atingi-los, de como essa informação deve ser obtida (perguntas sugeridas ou padronizadas), quando ou em que sequência, em que condições deve ser investigada (relevância) e como deve ser considerada (utilização de critérios de avaliação).[...]” (p. 49)

“[...] Por esses motivos, as entrevistas semi-estruturadas são de grande utilidade em settings onde é necessária ou desejável a padronização de procedimentos e registro de dados, como nas clínicas sociais, na saúde pública, na psicologia hospitalar, etc. [...] (p. 49)

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AOS OBJETIVOS

“Um esforço em classificar as entrevistas quanto aos seus objetivos seria uma tarefa bem mais complexa. Essa complexidade decorre da interdependência entre abordagem e objetivos. [...] (p. 49)

“[...] A finalidade maior de uma entrevista é sempre a de descrever e avaliar para oferecer alguma forma de retorno. Este objetivo último é comum a todas as formas de entrevista clínica, conforme nossa definição. Todas elas requerem uma etapa de apresentação da demanda, de reconhecimento da natureza do problema e da formulação de alternativas de solução e de encaminhamento. [...]” (p. 49)

“Na entrevista psicodinâmica, é importante a investigação do desenvolvimento psicossexual. Cada modalidade de entrevista define seus objetivos instrumentais, e estes delimitam o alcance e as limitações da técnica. [...]” (p. 49)

“[...] Uma entre vista para a avaliação na clínica psicológica pode ter por finalidade características vinculadas a um desses tipos, ou pode ter por objetivo uma combinação de aspectos relacionados a mais de um desses tipos de entrevistas. Profissionais de todas as abordagens podem realizar entrevistas clínicas com esses objetivos. Examinaremos cada um desses tipos de entrevista.” (p. 50)

“[...] Um dos equívocos mais comuns é o de pessoas que procuram ajuda individual para problemas relacionais. Outra situação importante ocorre quando existe a opção de terapia individual e grupal, tornando - se necessário avaliar a adequação dos membros conforme a composição e os objetivos dos grupos terapêuticos [...]”. (p. 50)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com