TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquizofrenia e Transtornos Psicóticos e Transtornos Somatoformes.

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Esquizofrenia e Transtornos Psicóticos e Transtornos Somatoformes.

Identificar os prejuízos de seu comportamento, tanto para ele quanto para os que convivem com ele.

1- Dificuldade para dormir, alternância do dia pela noite ou total. Este sintoma mostra-se presente na maioria dos transtornos psiquiátricos, no filme pode ser observado que o Nathaniel apresentou maiores dificuldades para dormir após ter sido abrigado ficando acordado durante a noite e em outros períodos dormindo por um tempo exagerado.

2- Perda das relações sociais e distanciamento afetivo. Pode ser confirmado por Nathaniel e seus familiares que o contato foi perdido logo quando começou a apresentar os primeiros sintomas e saiu de casa, assim, apresentando perda da capacidade de se sintonizar afetivamente com as pessoas e de demonstrar afetividade no contato interpessoal.

3- Hiperatividade e inatividade. De acordo com os acontecimentos esse sintoma se alternava ao lidar com os sentimentos por exemplo, como frustração, medo, felicidade, raiva entre outros.

4- Dificuldade de concentração. Na cena da sua primeira tentativa em tocar o violoncelo em público foi possível observar a dificuldade de se concentrar para tocar devido as pessoas ao redor.

5- Humor delirante. Nas cenas precedendo o delírio é possível observar a oscilação do humor.

6- Discurso desorganizado e repetitivo. Em várias cenas pode ser observado a repetição e a desorganização da fala, apresentando mesmo estando sozinho em alguns momentos incompreensíveis com frases curtas e rápidas.

7- Negligencia consigo mesmo, como ausência da higiene pessoal e alimentação.

8- Comportamentos desorganizados e bizarros. Principalmente nos momentos de contato social, como quando foi tocar em público a maneira de se vestir e o comportamento agressivo que demonstrou, juntamente com os delírios. E na cena em que fica no meio do transito para retirar a bituca de cigarro.

9- Agitação e/ou lentificação psicomotora. Nos momentos de delírios pode ser observado agitação como na cena em que Nathaniel oferece a sopa para sua mãe rapidamente e lentificação no andar e gesticulação quando não está em crise.

10- Dificuldade em tomar decisões. Todas as decisões tomadas durante o filme foram feitas pelo jornalista Steve Lopez, pois Nathaniel criou suas crenças onde não conseguia ver que merecia ou que iria se adaptar a mudanças como ganhar o violino, ir morar em um apartamento e deixar as ruas.

11- Expressões apáticas. No momento em que ganhou o violino suas expressões ausentes apesar de estar feliz e grato.

12- Diminuição no piscar dos olhos ou piscar excessivamente. Nos momentos de crise de delírio a ausência do piscar dos olhos são mais perceptíveis como na cena em que Nathaniel fala para o professor que Lopez é seu Deus. O piscar excessivo pode ser observável na mesma cena antes da crise, quando o professor fala do apartamento.

13- Retração social. Nathaniel foi se isolando progressivamente do convívio social.

14- Alucinações especialmente auditivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com