TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno Mental: Depressão e Esquizofrenia

Por:   •  17/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A escolha desse tema foi devido ao grande interesse que surgiu durante a experiência de estagio presencial no CAPS, (Centro de Atenção Psicossocial), pois foi observado que os perfis das pessoas que ali são atendidas apresentam um intenso sofrimento psíquico (mental), com vários casos de depressão e esquizofrenia, onde começam a apresentar comportamentos diferentes em sua forma habitual de ser, com dificuldades no relacionamento familiar e social e também em realizar as atividades do dia a dia.

O assistente social tem um importante papel neste processo, na medida em que desenvolve um trabalho interdisciplinar com os envolvidos nos encontros de grupo. Além de desenvolver atividades conjuntas na qual se envolve também os familiares dos usuários do CAPS, pode se entender que o papel da família pode contribuir significativamente na cura ou superação da condição do paciente dependendo da patologia diagnosticada, no caso do artigo de conclusão de curso, irá abordar de forma precisa e suscita o transtornos mentais, depressão e esquizofrenia.

Assim sendo, também será enfatizado o papel do assistente social, no qual tem o propósito de observar e intervir na realidade do individuo, buscando identificar as falhas nas expressões de questão social, contudo, ao mesmo orientando e prestando assistência social ao individuo e seus familiares.

2 Delimitação e formulação do problema

Quando se refere a transtornos mentais, esse transtorno de comportamento que afeta de forma precisa a vida do individuo, assim sendo, devido a esse distúrbio, além do qual a pessoa tem uma dificuldade em relacionar-se com outras ocorre tem um grande impacto no cotidiano, na realização de tarefas simples como trabalho, estudo ate a forma de se cuidar, afetando também a auto estima do individuo.

Quando se busca a causa ou o motivo para o inicio dessa doença, sintomas como a manifestação de transtornos psicológicos deve-se fazer um diagnostico preciso por um profissional responsável. “Geralmente, não há apenas uma causa. Porém um somatório de diversos fatores, tais como ordem psicológica, social, genética, física e química.” (BALDAÇARA, 2010, p.4). A depressão é uma doença que se manifesta através de sintomas bem diferenciados. Por isso o papel do assistente social e de suma importância, na sua interação e suporte ao individuo e seus familiares.

3 Formulação dos objetivos geral e especifico

3.1 Objetivo Geral

Definir os sintomas dos transtornos mentais na depressão e esquizofrenia, suas causas e consequências na sociedade.

3.2 Objetivos Específicos

* Pesquisar a historicidade da depressão, esquizofrenia.

* Conhecer a questão familiar, psicológica, física para as possíveis causas dos transtornos mentais.

* Refletir as possibilidades do assistente social no trabalho de suporte e interação entre o individuo e seus familiares.

4 JUSTIFICATIVA:

Este estudo e projeto de pesquisa tem como objetivo compreender e entender, de formal geral, os transtornos metais, depressão e esquizofrenia e a suma importância do papel representado pelo o assistente social neste processo de acompanhamento ao tratamento de transtornos mentais, na medida em que desenvolve o trabalho interdisciplinar com os envolvidos nos encontros de grupo.

Assim sendo, este também desenvolve atividades conjuntas na qual se envolve os familiares dos usuários do CAPS, compreendendo assim de que o papel e participação da família pode contribuir significativamente na cura ou superação das condições do paciente dependendo da patologia diagnosticada.

5 METODOLOGIA:

O método empregado para a realização do projeto de pesquisa será de pesquisa bibliográfica, analisando assim o contexto histórico sobre os transtornos mentais, abrangendo as pesquisas para a parte clinica, citando relatos de sintomas e possíveis procedimentos para tratamento da depressão e a esquizofrenia.

Dentro do contexto histórico pretendo usar obras de Elizabeth Sene Costa em sua obra Universo da depressão; David E. Zimerman com a obra Fundamentos Psicanalíticos: Teoria, Técnica e Clinica.

De acordo com o tipo de pesquisa proposto, será adotada como técnica a leitura interpretativa, constante de conceitos já existentes de escritores renomados no âmbito da pesquisa e observações e relatos de pacientes com transtornos mentais.

6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

No Brasil, a reforma psiquiatra teve inicio em 1978, com denuncias de médicos psiquiátricos e o movimento dos trabalhadores de saúde mental ao Ministério da Saúde, a reforma psiquiatra no Brasil foi inspirada na experiência Italiana, que partia do pressuposto que “quando dizemos não ao manicômio, estamos dizendo não a miséria do mundo e nos unimos a todas as pessoas que o mundo luta por uma situação de emancipação (BASSAGLIA, 1982, P.29).”

Atualmente regularizado pela Portaria n°336/GM, de 19 de fevereiro de 2002, o CAPS, (Centro de Atenção Psicossocial) foi criado para a ressocialização de usuários do sistema de saúde mental, é um serviço de atenção diária em saúde mental oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A instituição tem como lema tratar o indivíduo, não à doença.

Criando também uma rede de apoio com o suporte de vários profissionais da saúde, incluindo também o assistente social. É um processo longo, que se preocupa em recuperar o cidadão, em sua alta estima, e também no processo interação e reintegração na sociedade.

“Os termos transtorno, distúrbios e doenças combinam-se ao termo mental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com