TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Piscologia Hospitalar

Por:   •  3/10/2019  •  Seminário  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

ANEXO I: PSICODIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

PSICODIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

SERVIÇO PSICOLÓGICO - PROCESSOS DE GESTÃO/SAÚDE

1- IDENTIFICAÇÃO

Autor (es): Maryângela Rodrigues Cardoso – CRP: 09/7218 

               Julia Cristina de Souza Ribeiro Sampaio – RA: 221327312272                               Mídian Duarte Almeida Lustosa – RA: 72587920159

                   Rayane de Castro Tocchio – RA: 221423612272

Interessado: Colégio Estadual Violeta Pitaluga

Finalidade: Investigar a dinâmica escolar por meio da realização do Psicodiagnóstico Institucional.

1.1- Identificação da instituição

Razão Social da instituição: Colégio Estadual Violeta Pitaluga

CNPJ: 00678867/0001-09

Endereço: Avenida Nair Xavier Correia – Bairro Jardim Alexandrina

Telefone: (62) 3315-3410

Supervisor do estágio no campo: Sarah Honório da Luz

1.2- Estrutura Estática:

        O colégio possui 7 (sete) salas no total, sendo 4 (quatro) delas destinadas as aulas que ocorrem diariamente, uma sala para os professores, uma sala para diretora e uma outra da secretária. Nele consiste a estrutura de 2 (dois) banheiros, biblioteca, almoxarifado, cozinha, pátio coberto com uma mesa de Ping Pong e ainda uma pequena área verde. Os alunos têm direito a uma alimentação balanceada todos os dias. A escola conta ainda com energia, esgoto, lixo destinado a coleta periódica, internet para uso dos funcionários, água da rede pública, água filtrada e somente 1 (um) filtro para que os alunos tenham acesso a mesma, de forma precária, eles não possuem copos descartáveis para uso, sendo assim, necessitam beber todos do mesmo copo. O ambiente se trata de uma instituição pública de educação para crianças, jovens e adultos – Ensino Fundamental, Ensino Médio e Supletivo. São divididos por turnos matutino (ensino fundamental) e noturno (ensino médio e supletivo).

2- DESCRIÇÃO DA DEMANDA

        No Colégio Estadual Violeta Pitaluga, os alunos recebem auxilio na educação através de professores capacitados, os quais tem a função de desenvolver no ambiente de sala de aula, atividades que promovam socialização e interação, assim, a educadora consegue desenvolver um ambiente de aprendizagem significativo, orientando e intervindo no processo de ensino, capacitando-os para um crescimento profissional no futuro.

2.1- Descrição da Estrutura e Dinâmica da Instituição:

Estrutura: O colégio reside na cidade de Anápolis-GO, localizado em uma Avenida tranquila, rodeada por casas pequenas comerciais situada no bairro Alexandrina. A população do local abriga diferentes crenças que vão desde as famílias evangélicas, as católicas. A unidade foi construída especificamente para atender no período da manhã crianças do Ensino Fundamental e no período da noite jovens e adultos do Ensino Médio e também do supletivo. Os horários de funcionamento no matutino é de 07:00 às 12:00 e no noturno de 19:00 às 22:30. O colégio atende famílias de poder aquisitivo baixo, uma vez que algumas são sustentadas por trabalhos informais e outras com trabalhos formais com carteira assinada, outras com benefícios do Governo Federal. O trabalho pedagógico na escola é desenvolvido pela secretária de educação do município, o que não impede que a escola busque por outros temas a serem trabalhados dependendo da necessidade, considerando o contexto no qual a mesma está inserida.

Dinâmica: Existe uma presença grande de conflitos entre alunos e coordenadores no que se diz respeito a estadia na sala de aula. Pôde ser observado que os alunos não respeitam as normas escolares. Os funcionários não sabem conversar de maneira sútil e educada com os estudantes, causando assim, um clima de desconforto e “rixa” no ambiente. As relações existentes observadas dentro da instituição são entre os coordenadores, professores, diretora, alunos e demais funcionários. No mais, existe uma comunicação conflituosa e desrespeitosa.

2.2- Objetivos: O psicólogo neste caso trabalha observando como funciona a dinâmica do local, levando em consideração a relação coordenador-professor-aluno. Conhecendo a estrutura do espaço e os recursos da instituição. Se necessário realizaria entrevistas semi-estruturadas, afim de avaliar melhor a equipe que compõe. O psicólogo será responsável pelo Psicodiagnóstico Institucional, este irá contribuir para se ter uma visão mais ampla de todas as relações existentes e os grupos que nela se formam.

3- PROCEDIMENTO

Foram realizados 5 (cinco) encontros semanais no decorrer dos meses, sendo eles de 2 (duas) horas cada. Durante esse período foi observado a estrutura do local, comportamentos e as relações existentes, em conversa com a coordenadora Sarah foi discutido um pouco sobre a instituição vigente e os valores da mesma.

3.1- Frequência:

  • Data de início do estágio: 08/08/2019
  • Data de encerramento do estágio: 05/12/2019
  • Número de encontros realizados: 5
  • Número de faltas: 0

3.2- Referencial teórico-filosófico:

Wittrock (1992) aponta a Psicologia Educacional como o entremeio entre a psicologia e a educação, formando uma relação conceituada, o que pode gerar mal-entendidos, pois conceituar a educação já é considerado uma tarefa bastante arriscada. Podemos tentar descrever a educação como o conjunto dos esforços de uma sociedade no sentido de socializar as novas gerações em relação à sua herança cultural, através de instituições como a escola, ao lado de outras agências. Isto implica em que a educação, ao menos em parte, varia conforme o lugar e a época. Assim se a educação pode variar de acordo o lugar e a época, com a Psicologia Educacional isso também ocorre.

De acordo com Lev vygotsky (1984) o desenvolvimento e o aprendizado são interligados desde o momento do nascimento o meio físico e social a qual pertencem influenciam no aprendizado das crianças, de forma que chegam a escola com uma série de conhecimentos já adquiridos, na escola outro tipo de conhecimento será desenvolvido, assim podemos dividir o conhecimento em duas classificações: vivências pessoais, chamada de conceitos cotidianos ou espontâneos que são caracterizados pela experiência individual de cada criança, já o conceitos científico são adquiridos em sala de aula, a escola é de extrema importância para o aprendizado dos conceitos científicos, possibilitando a criança um conhecimento sistemático de algo que não está diretamente ligado as suas próprias vivências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com