TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Responsabilidade Social

Pesquisas Acadêmicas: Etica E Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Num mundo cada vez mais globalizado, onde o poder econômico está acima dos princípios morais e éticos, as discussões sobre ética e moral tomam espaço nas organizações, instituições e mídia.

A competição é o grande desafio dos dias de hoje, e isso gera um stress muito grande entre as pessoas, porque ela se distancia da sua essência, que são os valores mais sublimes de um ser humano, como o respeito, o amor, a tolerância, a dignidade e a integridade. O ser humano é um ser em constante busca de um sentido para viver, o simples executar tarefas não satisfaz a natureza humana ela precisa se realizar profissionalmente, viver socialmente, fazer aquilo que gosta, ajudar o próximo, viver bem com a família, se sentir satisfeita e ser reconhecida. A corrida desenfreada pelo ter, deixa um vazio interno muito grande o qual nunca é preenchido porque a satisfação do consumo de bens materiais é instantânea e depois acaba, sendo essa falta a principal causa da depressão no homem.

Segundo Toynmbee, um historiador Britânico, que estudou, as civilizações que se extinguiram como os povos maia e asteca tinham algo em comum como: a insegurança da sua população, o desamparo, a descrença e a fuga para o escapismo, como o álcool, as drogas e o sexo. A barbárie tomou conta dessas civilizações. Nos rituais a luz do dia o coração de uma pessoa escolhida era arrancado e oferecido ao sol.

Cabe a nós profissionais mudarmos essa história falarmos de ética sim, e não só falar, como agir com ética também, ter postura profissional, respeitar nossos colegas de trabalho, não querer ser promovido a qualquer custo, não sabotar a empresa, cultivar o bom relacionamento entre os colegas de trabalho, cooperar, trabalhar em equipe, ter um propósito maior dentro da organização e conseguir o sucesso a custo de um bom trabalho.

A competição entre as empresas também, devem ser sadia e a organização deve conseguir superar o concorrente oferecendo algo que ainda não existe no mercado. Guy Laliberté ex-acordeonista, ex-equilibrista em perna de pau reinventou o circo através do Cirque du Soleil, que hoje é um sucesso extraordinário de público no mundo inteiro, precisamos crescer sim, mas com ética, caso contrário sairemos todos prejudicados dessa concorrência sangrenta chamada competição.

CLAUDIA MARIA ORDINE é Administradora e Psicóloga Organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com