TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Curso: Psicologia

  1. Disciplina: Psicologia da Aprendizagem (PSI 133 - I)

Prof.: Adriano de Souza Alves

Data:   04/03/2020                              

Prova:    x 1ª etapa         2ª etapa      3ª etapa

Nota

Vista

_____/_____/____

Ass. Aluno

Aluno:____________________________________________________Matricula:______________

Aluno:______________________________________________________Matricula:______________

Aluno:_______________________________________________________Matricula:______________

Aluno:_______________________________________________________Matricula:______________

ESTUDO DIRIGIDO - CIÊNCIA E COMPORTAMENTO HUMANO

  1. Skinner discute “O âmbito dos reflexos condicionados” na sua obra “Ciência e comportamento humano” (pg. 61). Que análise ele apresenta sobre o papel dos reflexos condicionados no comportamento humano?

R= Para Skinner os reflexos condicionados são essenciais para que o mesmo comportamento ocorra novamente em situações semelhantes às que lhe foram condicionadas, para obtermos alguns comportamentos podemos alterar as variáveis ambientais de modo que esse ambiente favoreça a ocorrência do comportamento desejado, pois somos moldados pelo meio que estamos inseridos. O comportamento herdado é insuficiente, para a sobrevivência do mesmo, por isso o processo de condicionamento desempenha seu papel. Precisamos eliciar uma resposta antes de condicioná-la, após o condicionamento é indispensável o reforço, senão o comportamento entrará em extinção. Normalmente os reflexos condicionados são feitos de forma sutil e não abrange todo o comportamento humano. Esses se baseiam em reflexos incondicionados, assim um estímulo que é reforçador emparelhado a outro estímulo neutro, pode o tornar reforçador também após algumas associações.  Como em um de seus exemplos Skinner nos mostra que, entre os judeus, quando a criança começa a aprender a ler, beija uma página sobre a qual uma gota de mel foi depositada, o importante não é que posteriormente ela vá salivar sempre que vir um livro, mas que terá uma predisposição “favorável” aos livros. Poderia ser um bombom colocado após cada capítulo, o livro é um estímulo neutro que emparelhado ao estímulo condicionado pode passar a ser reforçador por si só ao longo do tempo, pois respostas a alimentos apetitosos são facilmente transferidos para outros objetos e com isso o condicionamento  acontece de uma forma mais “rápida”.

  1. O reforço que se segue a uma dada resposta aumenta substancialmente a probabilidade da resposta voltar a ser emitida. Entretanto, Skinner nos aponta que “Não há uma relação simples entre o número de respostas reforçadas e o número que aparece na extinção.” trazendo uma importante reflexão sobre o papel do reforço intermitente. Que análise ele apresenta sobre o assunto?

R=O autor nos mostra sobre a eficiência do reforço intermitente devido o fato de ser mais eficiente a manutenção, pois o sujeito não sabe quando vai ser reforçado, então continua repetindo suas ações consideravelmente, na esperança de receber o reforço. O reforço intermitente é ocasionado por respostas que são emitidas pelo sujeito, que às vezes são reforçadas outras não, são feitas por consequências reforçadoras que permite  que o comportamento condicionado ocorra novamente. Deste modo, a extinção não ocorre com facilidade, é mais resistente porque o sujeito já aprendeu a esperar.  Mesmo que haja o rompimento do reforço o comportamento continuará por um período de tempo, até ser extinguido.

  1. Discuta (NÃO COPIE!) os seguintes conceitos apresentados por Skinner em sua obra:Eventos reforçadores. Reforçadores condicionados. Reforços generalizados. Por que um reforçador reforça?

R= Skinner demonstra que alguns eventos reforçadores estão presentes no ambiente, assim os eventos reforçados corresponde à capacidade inata de fortalecer um comportamento. Já os reforçadores condicionados são de grande importância nas atividades mais complexas, uma vez que aprendido pode fortalecer outras respostas que foram emparelhadas, possuindo também importante função de aquisição de sequencias de respostas como por exemplo, um aluno estuda para conseguir nota na prova, dificilmente ele estudará para consequências futuras, como para receber o diploma. E os reforços generalizados são estímulos reforçadores que pode emparelhar a outros reforçadores, como no exemplo de trabalhar para receber dinheiro, o dinheiro está associado a outros reforços como a satisfação em poder comprar algo desejado. nenhum evento ou estímulo é   particularmente reforçador, adquire a função reforçadora com base nos e feitos que ele exerce sobre um comportamento, um estímulo é reforçador quando, em função de sua apresentação, aumenta a frequência do comportamento. O que pode ser reforçador pra uns, pode não ser para outros.

  1. De que forma se dá a modelagem e manutenção do comportamento operante (p. 101)?

R= Como o comportamento operante não é desenvolvido completamente no organismo é preciso que haja o processo de aprendizagem de um novo comportamento, a esse processo Skinner deu o nome de modelagem, o qual se dá através do reforço por uma série de aproximações sucessivas. Com isso conseguimos em pouco tempo uma alta probabilidade para uma resposta, como vimos no exemplo do pombo que o autor nos trouxe que foi reforçado por várias vezes  por aproximação, que ocorreu de forma gradativa até o  alcançar a resposta desejada. A manutenção pode ocorrer através do feedback do comportamento ou por reforço intermitente.

  1. Skinner discute diferentes esquemas de reforçamento que atuam na manutenção dos comportamentos. Apresente e discuta cada um deles (pg 109).

Reforço intermitente acontece de forma aleatória e imprevisível, mostra frequência imediata e não se extingue com facilidade. O reforço em intervalo não é imprevisível como o intermitente, nele há um certo padrão para ocorrer o reforço, como por exemplo o rato abaixar o barra 4 vezes para ganhar a gota de agua. No intervalo variável, o reforço deixa de ser um padrão e se torna média, o rato não vai ganhar uma gota ao apertar a barra 4 vezes, mas ao apertar 4 vezes em média, podendo alterar esse número, mas não com uma diferença muito grande. Esquemas de razão fixa: Esquema de reforço muito eficiente, na indústria é conhecido como pagamento "por peças", e se cada reforço for de uma quantia significativa, o indivíduo irá trabalhar com  uma frequência alta (como os pombos no laboratório que aumentava a frequência das bicadas). O aumento é em parte o resultado automático do aumento na frequência do reforço. Quanto mais  produzir, mas bem pago será. Este esquema pode ser eficiente, porém prejudicial, à medida que o esforço vai ficando muito exagerado pode gerar uma exaustão, causando problemas de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com