TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

BRUNA LUIZA MAGALHÃES VOLPE

ARIQUEMES - RO

2015

Bruna Luiza Magalhães Volpe

PSICO-ONCOLOGIA: APOIO PSICOSSOCIAL Á PACIENTES COM CÂNCER LIDANDO COM A DOENÇA E SUA CURA

[pic 2]

Ariquemes – RO

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        5

3. METODOLOGIA        6

4. REVISÃO DE LITERATURA        7

4.1 IMPACTOS PSICOLOGICOS......................................................................................................9

4.2 PSICO ONCOLOGIA................................................................................................................11

5. RESULTADOS ESPERADOS        13

6. CONSEIDERAÇOES FINAIS.................................................................................................14

7. CRONOGRAMA        15

8. REFERÊNCIA        16

1. INTRODUÇÃO

Percebe se que nos últimos anos principalmente através da psico-oncologia, que o diagnostico de câncer tem causado um desequilíbrio psicológico muito grande nas pessoas com a doença tanto quanto em suas famílias.Sempre pensando no ser humano em questão como uma totalidade única e integra a problemática central deste trabalho é esclarecer qual é o papel do Psico-Oncologista perante o doente de câncer e seus desafios.

Tal esclarecimento será realizado através de uma revisão bibliográfica acerca do assunto, na Psico-Oncologia buscando a reflexão sobre o apoio do psicólogo a estes pacientes.

Sendo assim então o trabalho será composto por duas partes. O primeiro vem enfatizando o câncer adoecimento e apoio psicológico tentando passar uma idéia do quão são sofridos o tratamento e as angustias que são vivenciadas no decorrer deste. Na segunda parte iremos focar nas considerações sobre o Psico-Oncologista compreendida como uma área específica da psicologia da saúde voltada para o estudo do câncer.Esta é uma área em formação no Brasil, que pretende ainda conquistar espaço para o desenvolvimento de cada vez mais trabalhos sérios de profissionais de saúde comprometidos com aquilo que deve ser a sua matéria prima o ser humano em todas as suas dimensões.

2. OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

Psico-0ncologia apoio psicológico ás pacientes no enfrentamento do tratamento do câncer de Mama

2.2 OBJETIVO ESPECIFICO

1. Descrever surgimento da doença e a intervenção psico-oncologica destinada ao tratamento do Câncer de Mama

2.  Descrever a importância da participação do psico oncologista na qualidade de vida da mulher com Câncer de Mama.

3. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste trabalho será realizada uma pesquisa partir de uma revisão bibliográfica quais foram retiradas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC), Scientifc Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Google Acadêmico e Biblioteca Julio Bordignon da faculdade de educação e maio Ambiente-FAEMA, Ariquemes, Rondônia partindo dos seguintes descritores; Câncer de Mama, psico-oncologia e qualidade de vida.

A realização da pesquisa ocorreu durante os meses de Março a setembro de dois mil e dezesseis foram pesquisados entre artigos ,monografias, teses entre outros meios.

O desenvolvimento será constituído através de títulos conjugando á subtítulos sobre a temática a ser apresentada.

4. REVISAO DE LITERATURA

De acordo com a Organização Mundial Da Saúde (OMS), o câncer é a segunda maior causa de morte no mundo, em 2002 a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) dispõe que o câncer assim torna-se um problema de saúde pública para o mundo desenvolvido.

segundo o INCA (2000), o câncer então é definido a partir de um conjunto de mais de 100 doenças em crescimento desordenado estes malignos em células que invadem aos tecidos e órgão, na qual estas podem se espalhar virando então metástase para outras regiões do corpo humano.

Todos os cânceres têm o potencial de invasão ou de metastalização, mas cada tipo específico tem características clínicas e biológicas, que devem ser estudadas para  um  adequado  diagnóstico,  tratamento  e acompanhamento (SASSE, 2002).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer as causas do câncer são variadas essas podendo ser externas ou internas ao organismo estando ambas sempre inter-relacionadas. Causas estas externas as que estão relacionadas com o meio ambiente vivenciado, aos maus hábitos ou ate mesmo pelos costumes próprios de um ambiente social e cultural, já as causas internas estão relacionadas com fatores genéticos estes já pré-determinadas quais estão ligadas á capacidades do organismo em se defender das agressões externas, fatores estes que também podem comprometer de variadas formas quais aumentam a probabilidade de transformações malignas em células que esteja normal. A partir do estagio em que esteja à doença oncologista é quem define o prognóstico e tratamento do paciente. (INCA 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (224.7 Kb)   docx (242.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com